Presidente do Crea-MT recebe visita do vice-reitor da UFMT

O Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, recebeu em seu gabinete na tarde do dia 09 de abril, a visita do vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares, do diretor-geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Uniselva), professor Cristiano Maciel, além da equipe de professores que elaboraram o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) da Universidade para 109 municípios em Mato Grosso, entre eles Eliana Rondon e Paulo Modesto.

João Pedro Valente aproveitou a oportunidade para parabenizar os representantes da UFMT pelo trabalho desenvolvido que rendeu a Mato Grosso o título de único estado do Brasil com 100% dos seus municípios com um instrumento de planejamento dos Planos Municipais de Saneamento Básico. “Tenho certeza de que não foi um trabalho fácil e de que ainda existem barreiras a serem vencidas. Aproveito para colocar o Crea-MT à disposição para qualquer esclarecimento ou colaboração”, disse o presidente.

Eliana Rondon, Paulo Modesto e Daniele Fukui (assessora jurídica)

O vice-reitor colocou ao presidente do Crea-MT que todo trabalho foi desenvolvido em parceria com um convênio entre Governo do Estado de Mato Grosso e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). “É um projeto importante para a saúde, a segurança, a educação, para a área ambiental e a UFMT está muito orgulhosa em poder contribuir de mais essa forma para o nosso estado”, afirmou.

João Pedro Valente, Evandro Soares da Silva e Cristiano Maciel

O gestor do Crea Mato Grosso acrescentou que o próximo passo será a implementação do projeto, apoiando os municípios a realizarem convênios ou parcerias com as entidades de classes do Sistema Confea/Crea para que cada um possa ter seu profissional responsável por área específica ou mesmo através da Funasa e Crea como foi discutido dia 23 de março na Secretaria de Estado de Cidades. “A ação visa intensificar a fiscalização do exercício profissional em serviços de saneamento básico e também beneficiar as entidades de Classe do Sistema Confea/Crea em Mato Grosso que poderão fornecer assessoria técnica especializada para os executivos municipais, por meio do convênio.

Os profissionais associados à elas podem viabilizar a sustentabilidade desses sistemas pois as prefeituras não têm estrutura técnica para gerir esse setor com profissionais habilitados. Essa ideia também vai ao encontro com a propositura legislativa, feita pelo Crea-MT junto à Assembleia Legislativa de Mato Grosso de criar cargos técnicos que devem ser ocupados por profissionais da área tecnológica junto às prefeituras do estado, exatamente para assessorar os municípios em projetos e obras, a exemplo, dos planos de saneamento exigidos por lei”, explicou o presidente.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT