TRE-MT recebe apoio da Rede de Controle para finalizar  cadastramentos biométricos em Cuiabá e Várzea Grande

TRE-MT recebe apoio da Rede de Controle para finalizar cadastramentos biométricos em Cuiabá e Várzea Grande

A Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso realizou reunião ordinária, na tarde desta sexta-feira(07.06), na sede do TRE, em Mato Grosso. Na oportunidade, o Tribunal Regional Eleitoral apresentou os desafios encontrados para atender 150 mil eleitores que ainda precisam passar pelo processo de cadastramento da biometria.

Reunião realizada na sede do TRE. Foto Diego Castro MPC-MT

Para o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MT, Luiz César Darienzo Alves, a biometria será finalizada quando chegar a aproximadamente 80% dos cadastros concretizados, sendo que o prazo é até início de maio de 2020. “O nosso desafio é conseguir captar e trazer a população para o cadastramento. Nesse sentido é que precisamos do auxílio da Rede de Controle, com a infraestrutura, locais e apoio de atendimento para conseguirmos suprir essa demanda de Cuiabá e Várzea Grande”, disso o Secretário.

Ele explicou que, se o atendimento for, em média, de mil eleitores por dia, terão apenas 150 dias úteis para o cadastramento. “A nossa intenção é que a rede nos auxilie, como tem nos ajudado muito, a alcançar nosso objetivo para atender o pleito eleitoral do próximo ano.”

Ainda durante o encontro, foi apresentado o levantamento feito pela Controladoria Geral da União (CGU) em Mato Grosso sobre a utilização de pregões eletrônicos pelos municípios do estado.

O Superintendente da CGU em Mato Grosso, Daniel Gontijo Motta, reforçou sobre a importância da utilização de pregões eletrônicos na Administração Pública. “Com o nosso levantamento, entendemos que o pregão eletrônico é mais vantajoso para Administração Pública. Ele traz mais isonomia no processo, transparência e maior competitividade, tornando melhores os preços das aquisições. A ideia é que os parceiros da rede possam atuar para que tenhamos cada vez mais o pregão eletrônico no lugar do presencial.”

O Superintendente frisou ainda que cerca de 70% de todas as aquisições feitas pelos municípios de Mato Grosso utilizam o pregão presencial. “O que mais nos chamou a atenção foi que a gente identificou alguns municípios bem pequenos utilizando o pregão eletrônico, enquanto outros bem maiores não o utilizam. Percebemos os benefícios e o potencial de uso dessa ferramenta que facilmente pode ser implementada e começar a ser utilizada de forma mais contundente pelos municípios.”

A Rede de Controle reúne 17 membros e 3 instituições colaboradoras para troca de experiências, informações e participação em grupos de trabalho. A iniciativa visa combater a corrupção, otimizar o uso de recursos públicos e promover a moralidade administrativa. A cada mês, a Rede de Controle se reúne em uma instituição diferente.

Conheça o trabalho da Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso. Acesso: www.redecontrole.mt.gov.br.