Rede de Controle realiza posse da nova coordenação para 2020

A coordenação executiva da Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso tomou posse na tarde desta quarta-feira (05.02). A gestão, composta por quatro instituições, ficará à frente dos trabalhos até 31 de dezembro de 2020. A posse ocorreu durante a primeira reunião ordinária da rede de 2020, realizada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso – CREA.

O termo de posse dos integrantes eleitos foi lido e assinado e a nova coordenação executiva da Rede de Controle passa a ser composta pelas instituições: Ministério Público de Contas de Mato Grosso (MPC), representado pelo Procurador-geral de Contas Alisson Carvalho de Alencar, Tribunal de Contas da União (TCU), representado pelo Secretário René Neuenschwander, Controladoria Geral do Estado (CGE), representada pelo Secretário Emerson Hayashida e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA), representado pela Conselheira Engenheira Civil Marciane Prevedello.

Além dos coordenadores, estiveram presentes também na reunião o Advogado da União Leonan França, representando a Advocacia Geral da União, o Presidente do CREA Mato Grosso João Pedro Valente, o Controlador Interno Adriano Costa, representando a Audicom, entre outras autoridades.

A Conselheira Engenheira Civil do CREA Marciane Prevedello ressaltou a contribuição do CREA para o trabalho da Rede de Controle. “Iremos contribuir muito com a rede, pois temos banco de dados junto às prefeituras e outros órgãos. Somos um conselho com mais de 15 mil profissionais registrados e mais de 303 profissões”, disse Marciane.

Ainda de acordo com Marciane, receber a primeira reunião ordinária da Rede de Controle no CREA é marca do início da atuação na coordenação. “O CREA sempre foi uma entidade participativa, estamos felizes em fazer parte juntamente com esses órgãos de controle que tem uma nova visão, de ser parceiro das outras entidades.”

O Secretário do Tribunal de Contas da União em Mato Grosso, René Neuenschwander ressaltou a importância do trabalho que a Rede de Controle realiza em Mato Grosso. “A Rede supera barreiras no relacionamento dos órgãos. Cada instituição tem sua missão, objetivo e função. Mas, nem sempre, essa função individualmente é exercida da melhor forma, plenamente. Esse relacionamento das entidades por meio de seus representantes melhora a forma de atuação de cada uma, principalmente com a troca de experiências, informações e realização de trabalhos conjuntos. É uma grande vantagem ter uma rede atuante nos estados”, disse o Secretário.

Outros assuntos também foram debatidos, como o plano de trabalho para 2020, a evolução da Estratégia Nacional de Combate à Fraude e Corrupção, a participação no acompanhamento das eleições municipais, suplementar para o Senado e o controle das obras paralisadas em Mato Grosso.

Acesse http://redecontrole.mt.gov.br/ e Conheça o trabalho da Rede de Controle em Mato Grosso.