Histórico da Rede

A idéia de criação de uma ferramenta que possibilitasse o fortalecimento, ampliação e aprimoramento de compromisso e articulações no sentido da aproximação institucional dos órgãos de Controle e Fiscalização, nasceu no âmbito do Tribunal de Contas da União por meio de um Protocolo de Intenções firmado em 25 de março do ano de 2009.

Dessa idéia surgiu a Rede de Controle da Gestão Pública. A partir de então, os participantes procuraram levar aos órgãos de Controle nos Estados, a idéia da criação dessa organização que agrega a todos os órgãos públicos com atuação nas diversas esferas da Administração Pública no Estado de MT, com a finalidade de desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao combate à corrupção, ao incentivo do controle social, ao compartilhamento de informações e à capacitação dos agentes públicos.

Assim, em 22 de março de 2010 foram assentadas as bases iniciais da Rede de Controle no Estado de MT, quando, com da assinatura do Termo de Adesão, 09 instituições de controle, passaram a se reunir mensalmente, para debater demandas e ações de interesse comum aos órgãos.

Ao longo desses 7 anos, o trabalho desenvolvido pela REDE/MT cresceu graças a parceria e participação efetiva de órgãos como: Advocacia Geral da União-AGU; Caixa Econômica Federal-CEF; Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo-CAU; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia-CREA; Controladoria Geral do Estado-CGE;Controladoria Geral da União-CGU; Ministério Público de Contas-MPC; Ministério Público Estadual-MPE; Ministério Público Federal-MPF; Polícia Federal-PF; Receita Federal do Brasil-RFB; Tribunal de Contas do Estado-TCE; Tribunal de Contas da União-TCU; Procuradoria Geral do Município de Cuiabá-PGM, Controladoria Geral do Município de Cuiabá-CGM, Procuradoria Geral do Estado de MT e Gabinete de Transparência e Combate a Corrupção .

Além das reuniões ordinárias mensais, a REDE/MT, com o apoio de seus órgãos-membros e também por meio dos Grupos de Trabalho, promove palestras, Fóruns e cursos de capacitação, eventos esses que buscam sempre oferecer ferramentas para o aprimoramento dos serviços públicos de forma a propiciar a melhoria da vida das pessoas.

Procurando estabelecer uma atuação transparente e integrada com seus parceiros, as coordenações tem se preocupado em criar canais de comunicação e de divulgação das ações da Rede junto às instituições e sociedade. Para isso a Rede criou o site, onde será disponibilizado todo o seu acervo de informações produzidas nestes 6 anos de criação.

Em 2016, a Rede/MT deu um salto considerável nas suas ações o que fez com que houvesse um incremento na sua visibilidade, e consequentemente nas suas ações.

Desse trabalho resultou no aumento do número de parceiros, na elaboração do Planejamento Estratégico e na abertura da Rede para a sociedade. O êxito deste trabalho, se deve em muito à participação efetiva dos seus membros, mas com destaque as Coordenações Executiva.

A Rede/MT nasceu do sonho de um pequeno grupo preocupado não apenas com as atribuições dos seus órgãos de atuação, mas principalmente, com a qualidade dos serviços prestados pelas instituições à sociedade.

As instituições da Coordenação Executiva de 2019 são TCU, CGU, AGU e CGE.