Parceiros do TCEstudantil avaliam resultado de 2016 e preparam ações para 2017

access_time 7 anos atrás

Os resultados obtidos em 2016 na execução do Programa TCEstudantil, bem como as metas e os ajustes a serem feitos para 2017, pautaram a reunião de avaliação realizada entre os parceiros do programa na tarde desta segunda-feira, 20, na Escola Superior de Contas, anexo ao Tribunal de Contas de Mato Grosso. Participaram da reunião, conduzida pela secretária de articulação institucional do TCE-MT, Cassyra Vuolo, assessores pedagógicos e assessores técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Segundo a secretária da SAI, mais de 2.500 estudantes do ensino médio e universitário conheceram o funcionamento da Corte de Contas ano passado. "Analisamos os resultados para planejarmos o futuro do programa este ano. Precisamos atingir nossas metas previstas no Plano de Ação, mas também assegurar que cada vez mais o TCEstudantil consiga formar nesses estudantes uma consciência cidadã e que eles entendam a importância do papel deles como protagonistas dentro da escola, da sociedade, conhecendo seus direitos e deveres", explicou Cassyra Vuolo. A coordenadora da SAI destacou ainda que o TCEstudantil compreende uma série de atividades que não se encerram com a visita dos estudantes ao Tribunal de Contas, onde conhecem a estrutura da Corte de Contas, seu funcionamento, os serviços que oferece à sociedade e o papel que a instituição desempenha como fiscal das contas públicas e agente indutor da participação popular nas ações de controle externo de órgãos públicos estaduais e municipais. Conforme Cassyra Vuolo, o TCEstudantil é resultado de uma parceria entre o TCE-MT, a Seduc, as escolas públicas e privadas de ensino médio e as universidades. "Cada parceiro tem sua cota de responsabilidade para que o programa alcance seu objetivo. Não é só um passeio monitorado ao Tribunal. Há muitas outras ações, como as atividades em sala de aula, para os estudantes falarem sobre o que conseguiram absorver durante a vinda ao Tribunal, a aplicabilidade e impacto desse conhecimento no cotidiano dos alunos e na sua comunidade, bem como a organização logística das visitas. Cada um é importante para que o programa alcance sucesso", frisou a secretária. "É uma oportunidade única para que os estudantes aprendam como podem influir diretamente na correta aplicação dos recursos públicos em seu bairro por parte dos gestores do município e do Estado, assim como é possível acompanhar se os administradores estão gerindo bem ou mal a cidade, o Estado. Esse trabalho do TCE-MT vem formando uma corrente de ci

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