TRE-MT e TCE devem firmar parceria para análise de prestação de contas

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso , desembargador Gilberto Giraldeli, recebeu em seu gabinete nesta segunda-feira (09) o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Malouf. Eles trataram sobre a assinatura de um termo de cooperação técnica entre as instituições para agilizar a análise e auditoria das prestações de conta das próximas eleições.

“É salutar uma parceria entre os tribunais para auditoria das prestações de contas. Estes documentos, em muitos casos, são os primeiros passos para verificação de irregularidades cometidas pelos candidatos. Contar com o apoio do corpo técnico do TCE é um avanço para Justiça Eleitoral”, destacou Giraldeli.

Segundo o presidente do TCE, a parceria deve ser formalizada já nos próximos 15 dias. “Entendemos que o Tribunal de Contas tem esse papel de controle , e mais do que isso, tem um corpo técnico qualificado. A parceria é muito importante nesse momento onde recursos públicos estão vindo para financiar essas campanhas eleitorais”.

A expectativa da Justiça Eleitoral é agilizar a análise de contas durante as eleições municipais, considerando que este será o primeiro pleito onde todo o trâmite será eletrônico. “Sempre existiu grande dificuldade na análise das contas dos candidatos do Interior do Estado, em municípios com poucos servidores. Agora com a prestação de contas 100% eletrônica, acredito ser possível que parte destes processos sejam analisados na capital”, destacou o coordenador de Controle Interno do TRE-MT, Daniel Taurines.