Comissão Eleitoral do Crea-MT presente em Seminário do Sistema Confea/Crea e Mútua voltado para o período eleitoral

access_time 4 anos atrás

O coordenador da Comissão Eleitoral (CER) do Regional Mato-grossense, conselheiro eng. civil André Luiz Shuring e as assessoras da CER, Karoline Pailo e Rafaela Moreira estão participando  do Seminário Eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua realizado desde segunda-feira, 02 de março em Brasília. O encontro que encerra terça-feira, 03 de março, conta com a participação de conselheiros federais e membros da Comissão Eleitoral Federal (CEF).

“ Durante o evento os integrantes da mesa foram enfáticos, destacando que todas as perguntas são importantes para esclarecer dúvidas, discutir e dialogar, com o objetivo de aprimorar o trabalho relacionado ao processo eleitoral”, relatou o conselheiro do Crea-MT.

As Eleições são regulamentadas pelas resoluções 1114 e 1117, que podem ser encontradas no endereço http://normativos.confea.org.br/ementas/lista_ementas.asp, e que, respectivamente, tratam das eleições de presidentes do Confea e dos Creas e conselheiros federais e dos diretores geral e administrativo da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.

Cargos eletivos

O Plenário do Confea é composto por 18 (dezoito) Conselheiros Federais, eleitos nas Unidades Federativas, em forma de rodízio, e se renova anualmente pelo terço de seus membros, conforme disposto no art. 29, da Lei nº 5.194, de 1966.

Esse rodízio é disciplinado por uma Tabela de Sucessividade de Estados e Modalidades (Rosa dos Ventos), atualmente aprovada pela Decisão Plenária nº PL 2320/2019. Dessa forma, os cargos de Conselheiros Federais eletivos nas Eleições 2020 do Sistema Confea/Crea são os seguintes:

  • 01 (um) representante da Modalidade Industrial no estado da Bahia;
  • 01 (um) representante da Modalidade Engenharia Elétrica no estado do Maranhão;
  • 01 (um) representante do Grupo/Categoria Agronomia no estado do Paraná;
  • 01 (um) representante do Grupo/Modalidade Agronomia no estado do Rio Grande do Sul; e
  • 01 (um) representante da Modalidade Engenharia Civil no estado do Tocantins.

Ainda de acordo com André, em 2020, também haverá eleições para os cargos de conselheiro representante das instituições de ensino de Engenharia e de Agronomia.

Já os diretores-financeiros das Caixas de Assistência dos Profissionais do Crea, serão eleitos em data ainda a ser definida, mediante Calendários próprios, que serão aprovados posteriormente pelo plenário do Confea.

Candidatos e eleitores

Os registros de candidatura aos demais cargos podem ser feitos de 03 a 06 de março. Se candidato(a) deixar de entregar algum documento obrigatório para o registro, o regulamento permite que seja apresentado até o dia 13 de março”, destacou João Carvalho, coordena a CEF.

Quem pode votar dia 03 de junho: os profissionais quites com todas as taxas e emolumentos relativos à sua atuação profissional e com registro junto aos Creas.

Nesta terça-feira, 03 de março, o seminário terá a participação de Milillo Diniz, membro do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e de Igor Tadeu Garcia, procurador jurídico do Confea, que tratará da responsabilidade dos agentes públicos.

Público presente ao Seminário Eleitoral tem participação ativa no evento

A Comissão Eleitoral Federal é composta pelos titulares: eng. agr. João Bosco de Andrade Lima Filho – Coordenador; eng. civ. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva – Adjunto; eng. agr. Annibal Lacerda Margon, eng. de minas Renan Guimarães de Azevedo e o eng. civ. Ricardo De Araújo.

content_copyClassificado como