Presidente do Crea-MT divulga “Prêmio Goiás de Meio Ambiente” junto ao Ministério Público

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, convidou nesse 04 de julho, o promotor de Justiça Gerson Barbosa a inscrever o projeto “Água para o Futuro” da 17º edição do Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente. O convite foi feito durante o lançamento do concurso de redação, desenho e vídeo para estudantes da rede municipal de ensino, na sede do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

“O promotor Gerson Barbosa coordena um projeto muito interessante junto ao Ministério Público Estadual que identifica as nascentes de água em nossa capital Cuiabá, com objetivo de recuperá-las e preservá-las. Além é claro de garantir o abastecimento de água para as gerações futuras. Com a abertura do Prêmio Goiás para todo Centro Oeste brasileiro vemos que é um projeto que tem grandes chances de ser reconhecido e premiado. Mato Grosso precisa desse reconhecimento e o projeto também para continuar conquistando apoio”, disse o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente.

Gerson Barbosa agradeceu o convite e disse que não perderá o prazo da inscrição que encerra em agosto. Também ressaltou a disposição do gestor do Crea-MT em olhar para o projeto “Água para o Futuro” e reconhecer sua importância. “São esses pequenos reconhecimentos que nos fazem continuar a trabalhar dia-a-dia. Pessoas que conhecem o projeto, vêm os resultados e também apostam nele. Vamos participar sim deste concurso que com certeza irá contribuir para que a temática do projeto seja discutida entro dos lares das famílias não só de Mato Grosso”, declarou o promotor e coordenador do projeto.

Gerson Barbosa explicou que o “Água para o Futuro” é composto por profissionais que realizam os estudos ambientais das nascentes urbanas nas áreas de Geologia, Hidrogeologia, Fauna e Vegetação. O projeto envolve profissionais de diversas áreas da tecnologia para o armazenamento e processamento de dados geográficos, desenvolvimento do site e aplicativo para smartphone, filmagens aéreas em alta definição, utilização de veículo aéreo não tripulado (vant), para monitoramento, inspeções e perícias, confecção de mapas, entre outras funções.

LANÇAMENTO – O lançamento do concurso de redação, desenho e vídeo para estudantes da rede municipal de ensino é a segunda etapa de um trabalho desenvolvido pelo Ministério Público Estadual, por meio da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa Ambiental, da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá, em parceria com a TV Centro América, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Ação Verde, que vai premiar alunos que se destacarem no concurso.

“Infelizmente apesar de dezenas de estudos mostrarem que a água é um bem finito a maioria das pessoas não acredita que vai ficar sem água. Por isso, queremos levar esta discussão para dentro das escolas e, consequentemente, para dentro dos lares cuiabanos, pois precisamos do envolvimento de todos. Se cada um fizer a sua parte, com certeza poderemos trabalhar para preservar e recuperar o que ainda resta. Desde que o projeto foi lançado 180 nascentes já foram identificadas. Talvez, com muito trabalho e envolvimento de todos, consigamos salvar um terço das nascentes de Cuiabá”, destacou o promotor de Justiça e coordenador do projeto Gerson Barbosa.

Ao todo, estudantes de 89 escolas da rede municipal de ensino poderão aderir e participar do concurso, sejam do ensino fundamental ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições serão realizadas nas próprias escolas, entre os dias 5 e 12 de julho. Participarão do concurso de desenho estudantes do 1ª ciclo, de vídeo os do 2ª ciclo e EJA e do concurso de redação os estudantes do 3ª ciclo.

“Realizamos uma palestra motivacional com todos os nossos coordenadores onde apresentamos a eles a proposta do projeto e a importância de discutirmos este tema com os alunos em sala de aula. Vamos esperar agora a adesão das escolas para depois trabalharmos com os alunos o assunto, para que eles saibam da importância de cuidar e de preservar as nossas nascentes. O concurso é uma proposta interessante porque desperta nelas a competição saudável”, destaca o professor Bruno da Silva Pinto, assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com o professor Aclyse de Mattos, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) a “universidade participa do projeto porque acredita que trabalhar esta temática na base é o caminho. Podemos alterar procedimentos depois que a pessoa já está na faculdade? Sim, é possível, mas não é o melhor dos mundos. O ideal é que comecemos a discutir assuntos sérios e graves como é a questão hídrica, o mais cedo possível, nas primeiras séries do ensino fundamental. Este é o caminho”.

O procurador Paulo Prado, que na solenidade representou o procurador-geral de Justiça Mauro Curvo, agradeceu todos os parceiros que apostaram no projeto e destacou que acredita fortemente na tríade: educação, cultura e esporte para mudar uma nação e transformar realidades que, num primeiro momento, podem parecer imutáveis. “Na criatividade e na leveza dessas crianças podemos construir um mundo melhor, com seres humanos melhores e que se preocupam com o meio ambiente onde vivem”.

O diretor comercial da TV Centro América, Edmundo Correa Curvo Filho, afirmou que é uma satisfação para a afiliada da Rede Globo ser parceira de um projeto deste porte e de tamanha importância e relevância social. “O MPE sempre abriu as portas para a TVCA. Nós queremos estar juntos em tudo o que é bom para a sociedade”.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT