Crea-MT sedia reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico de Cuiabá

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, prestigiou na manhã desta quinta-feira (10/05), a abertura dos trabalhos da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico de Cuiabá (CMDE).

Realizado no Plenário do Crea-MT, representantes do Poder Executivo Municipal, de entidades da sociedade civil organizada, dos Poderes Públicos estaduais e federais, do setor empresarial e dos conselhos de fiscalização profissional, puderam avaliar, discutir e aprovar o Estudo de Impacto de Vizinhança de um empreendimento imobiliário a ser implantado na cidade de Cuiabá.

A abertura dos trabalhos foi conduzida pelo secretário de Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Silveira Samaniego, que explicou que o CMDE é o órgão Superior do Sistema Municipal de Desenvolvimento Estratégico (SMDE). “Esse conselho possui natureza deliberativa, consultiva e recursal, tem por finalidade formular, acompanhar e avaliar a execução da Política Municipal de Desenvolvimento Estratégico”, resumiu.

João Pedro Valente destacou a importância das discussões do conselho em prol da sociedade cuiabana e do desenvolvimento da cidade de Cuiabá. “O Crea Mato Grosso possui uma cadeira neste Conselho Municipal e sabemos da importância de um Estudo de Impacto de Vizinhança para a qualidade de vida das pessoas, nas questões que impactarão os equipamentos públicos que estarão disponíveis para a sociedade e na forma de pensar o planejamento urbano e organizado da nossa capital. Por isso desejamos a todos um ótimo trabalho”, disse o presidente do Crea-MT agradecendo a presença dos conselheiros do Regional.

Ainda segundo o secretário de Meio Ambiente as discussões foram salutares para promover a integração das ações públicas e privadas na harmonização de objetivos comuns.

Para o representante do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso no CMDE, economista Fernando Tadeu de Miranda Borges, a reunião foi importante “por trazer assuntos que estão pensando a cidade de Cuiabá em um futuro próximo e o desenvolvimento humano em primeiro lugar”, declarou.

Já o representante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), arquiteto e urbanista Ricardo Castor, “Foi um ambiente democrático, de discussões político-sociais, onde cada representante foi importante para o bem estar social da população”.

O representante do Crea-MT no CMDE, engenheiro civil Arquimedes Pereira Lima Neto, explicou que “todo o trabalho desenvolvido pelos integrantes do conselho visaram observar se o novo empreendimento imobiliário afetará a qualidade de vida da população residente nas proximidades onde ele será construído”.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT