Escola de Contas do TCE Ceará concorre ao Prêmio Innovare de boas práticas

access_time 6 anos atrás

Contribuir com o controle social, levando informação aos estudantes e capacitando-os para o exercício diário da cidadania. Assim é o Programa Agente de Controle, iniciativa do Instituto Plácido Castelo (IPC), Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará que, há quase uma década em atividade, qualificou 34.777 alunos em 328 eventos, com visitas a 213 escolas de 85 municípios cearenses.

A boa prática do Agente de Controle está concorrendo, juntamente aos demais 653 inscritos, ao 15º Prêmio Innovare, sendo 88 só na categoria Tribunal. Nesta segunda-feira (25/6), o TCE recebeu o consultor do Instituto Innovare, Fernando Cruz, que está visitando e conhecendo os projetos inscritos. “O Innovare quer conhecer aquilo que a imprensa não noticia, as boas práticas. Queremos saber como funcionam. A cada ano fico mais impressionado e emocionado”, frisou o Consultor, que foi recebido pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, e pelo diretor-presidente da Escola de Contas, conselheiro Alexandre Figueiredo, além do diretor de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do IPC, Francisco Otávio de Miranda Bezerra.

Acompanhados da diretora executiva da Escola, Hilária Barreto, e dos assessores da diretoria, apresentaram ao visitante toda dinâmica do Programa Agente de Controle. A explanação sobre histórico, metodologia adotada, exemplos práticos e vídeos interativos foi feita pelo coordenador do projeto, Pedro Henrique Camelo, e pelo colaborador Alisson Maciel. “Vocês estão de parabéns pelo projeto. Estão dando uma lição de cidadania, não só para quem quer aprender, mas para quem devia pôr em prática as atitudes geridas”, disse o consultor Fernando Cruz ao conhecer o programa de capacitação de comunidade escolar, que abrange estudantes, professores, gestores e membros de conselho escolar.

Saiba mais

O Instituto Innovare é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos principais e permanentes a identificação, premiação e divulgação de práticas do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de advogados que estejam contribuindo para a modernização, a democratização do acesso, a efetividade e a racionalização do Sistema Judicial Brasileiro. Para atendimento de seus objetivos, o Instituto Innovare realiza anualmente o Prêmio Innovare, promove palestras e eventos gratuitos, publica livros e artigos, produz documentários e realiza pesquisas sobre temas da Justiça.

O 15º Prêmio Innovare

Encerrado o prazo de inscrições, 654 práticas foram selecionadas em todos os estados brasileiros para concorrer ao 15º Prêmio Innovare. Deste total, 174 falam de iniciativas que têm como objetivo principal criar mecanismos para o combate à corrupção, tema que dará direito a um prêmio destaque este ano. A categoria com maior número de inscritos (229, no total) foi a Justiça e Cidadania, que é aberta à participação de profissionais de todas as áreas do conhecimento. As categorias Advocacia, Ministério Público e Tribunal superaram o número de inscritos nos dois anos anteriores.

Desde o dia 7 de maio, os consultores especializados do Innovare realizam as visitas a cada um dos selecionados, para um cuidadoso trabalho de verificação e coleta de informações. Ao todo, 23 advogados colaboram com o Innovare em todo o Brasil, entrevistando os responsáveis pelas práticas, acompanhando a rotina do trabalho concorrente, observando pontos importantes como a eficiência, qualidade, criatividade, exportabilidade (capacidade de reprodução em outros locais), satisfação do usuário, alcance social e desburocratização. As práticas recebidas na categoria Justiça e Cidadania são visitadas pelo Instituto Datafolha.

Somente após esta visitação, as práticas são reunidas para apreciação pela Comissão Julgadora, composta por ministros do STF e STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do nosso Poder Judiciário. Os premiados serão conhecidos em dezembro, durante cerimônia no Supremo Tribunal Federal.

Acesse: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/3183-escola-de-contas-do-tce-ceara-concorre-ao-premio-innovare-de-boas-praticas

content_copyClassificado como