Profissionais devem informar coordenadas geográficas de obras e serviços ao preencherem ART

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR OS VÍDEOS ORIENTATIVOS DE COMO INSERIR COORDENADAS GEOGRÁFICAS NA ART

Desde o dia 12 de março deste ano, o trabalho de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) é feito de forma georreferenciada. Portanto, já é obrigatório que os profissionais da área tecnológica informem a localização de sua obra ou serviço prestado, no ato do preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). As coordenadas garantirão que a localização dos empreendimentos fiscalizados sejam armazenadas juntamente com os dados documentais levantados.

Na avaliação do gerente de Fiscalização do Crea-MT, Jackson Paulo da Conceição, haverá uma otimização do planejamento das ações de fiscalização, o que se traduz principalmente em roteiros de visitas mais coerentes e econômicos. E, esse avanço também será sentido pela sociedade, através da transparência das ações de fiscalização e pelas equipes de agentes fiscais que atuam na capital e no interior do Estado.

“A adoção dessa tecnologia que chamamos de Sistema de Georreferenciamento ArcGis, permitirá que as metas de fiscalização passem a ser estabelecidas dentro de parâmetros concretos, além de melhorias também na gestão das atividades internas desenvolvidas pela equipe. Em resumo, teremos uma fiscalização inteligente”, explicou Jackson.

Segundo o gerente a exata posição geográfica de uma obra ou serviço em andamento pode ser informada pelo agente fiscal em campo, mas chegará ao setor de Fiscalização do Crea-MT principalmente pelo profissional ou empresa, quando estes preencherem a Anotação de Responsabilidade Técnica. “O profissional deve estar atento a esta mudança no preenchimento da ART. Para melhor orientar, desenvolvemos um tutorial em formato de vídeo que pode ser acessado no site e também nas redes sociais do Crea Mato Grosso”, informou.

Para o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente, o novo sistema permitirá a troca de informações estratégicas com outros órgãos das esferas federal, estadual e municipal, tornando a fiscalização mais eficiente. “Nossa intenção é que o Conselho possa abrir caminho para a implantação de uma grande rede de parcerias, com o intuito de possibilitar a troca de dados para o melhor funcionamento e prestação de serviços também de outros órgãos governamentais. Sem sombra de dúvida, o Sistema de Georreferenciamento ArcGis, será um divisor de águas na atividade de fiscalização do Crea Mato Grosso”.

O projeto marca ainda a busca por uma abordagem preventiva e transparente na gestão de Fiscalização do Crea-MT, pois o Sistema de Georreferenciamento ArcGis gera informações mais confiáveis, sempre atualizadas, além de dados complementares sobre o entorno da obra ou serviço fiscalizado.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT