Crea-MT presente em solenidade de entrega de Planos Municipais de Saneamento Básico

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), esteve presente esta semana, dia 27 de março, na cerimônia de entrega dos Planos Municipais de Saneamento Básico para 109 municípios mato-grossenses com até 50 mil habitantes. A cerimônia foi realizada no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Conselho foi representado pelo assessor parlamentar, Elói da Silva Pereira.

Segundo o assessor, no contexto brasileiro, as cidades cresceram vertiginosamente sem o devido acompanhamento de infraestrutura básica, gerando ambientes insalubres e exclusão social e esse projeto muda este cenário. “O setor de saneamento emerge como um dos pontos mais vulneráveis da crise ambiental, interferindo diretamente no espaço da cidade e na dinâmica dos territórios urbanos. Neste processo, salientam-se as contradições e os conflitos de ações, competências de planejamento, normatização e execução dos serviços de saneamento, quanto à definição das responsabilidades dos estados e municípios no processo da gestão”, disse.

No dia 23 de março, o Presidente do Crea Mato Grosso João Pedro Valente esteve reunido com o superintendente Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Francisco Holanildo da Silva Lima, e, o secretário de Estado das Cidades (Secid-MT), Wilson Santos, com o objetivo de implementar e viabilizar esses Planos Municipais de Saneamento Básico, estabelecendo Termo de Cooperação Técnica. A ação, resultou na intensificação da fiscalização do exercício profissional dos serviços de saneamento básico e também em um benefício às entidades de Classe do Sistema Confea/Crea de Mato Grosso para que as mesmas, forneçam assessoria técnica especializada para os executivos municipais, por meio do convênio.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT