Crea-MT participa de workshop sobre sustentabilidade internacional na construção de escolas

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) participou do workshop ‘Edificações verdes e infraestrutura sustentável’ no dia 02 de março, no auditório da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT). O objetivo foi apresentar parâmetros internacionais de sustentabilidade na construção de escolas públicas. Além do Crea-MT participaram representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops).

Segundo os organizadores a iniciativa do whorkshop buscou incentivar que engenheiros e arquitetos ousem em seus projetos e pensem em escolas com tecnologias construtivas ecológicas como alternativas em harmonia com a natureza e respeito à cultura local. Todo o workshop foi conduzido pelo doutor em arquitetura sustentável Muhamad Afiq Salehudin e o pelo diretor global de infraestrutura do Escritório das Nações Unidas, o engenheiro civil britânico doutor Steven Crooskey.

Representante do Crea-MT, o assessor parlamentar Eloi Pereira, que também preside a Câmara Setorial Temática de Engenharia da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (CST), e Marco Argolo, explanaram sobre os trabalhos e a propositura legislativa que a Câmara Temática está realizando através do fortalecimento da engenharia e o desenvolvimento logístico do Estado de Mato Grosso, a exemplo de promover um amplo debate e evidenciar o papel da engenharia como fator de propulsão para o desenvolvimento social e econômico do estado.

“Avaliamos como positiva a presença do Crea-MT neste evento pois, tendo em vista a importância da Câmara Temática para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso, os representantes da ONU demonstraram interesse em participar também. Os profissionais das Nações Unidas assumiram o compromisso de visitar o Crea-MT no inicio de abril deste ano, para discutir a necessidade de inovação, seguindo parâmetros internacionais de sustentabilidade nos projetos elaborados por engenheiros”, detalhou Eloi.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT