Alunos do programa Voto Consciente são capacitados para trabalhar como “mesários”

access_time 6 anos atrás

Estudantes do ensino médio que estão participando do Programa Voto Consciente 2017 foram capacitados pelos técnicos do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso para trabalhar como mesários, nas eleições que estão sendo realizadas nesta semana, nas escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande.

 

As eleições acontecem de 23 a 27 de outubro. O treinamento teve início com orientações da servidora da Escola Judiciária Eleitoral, Adriana Faverão. “Mostramos como funciona a urna eletrônica e transmitimos todo o conhecimento necessário para os alunos que vão trabalhar como mesários, para fazerem uma atuação perfeita, sem nenhuma ocorrência no dia da votação, para que possam compreender a logística eleitoral necessária, de como é uma eleição oficial”.

Os alunos em treinamento participaram de uma votação simulada. “Como eu nunca tinha votado antes, não tinha nenhuma experiência. Na próxima eleição eu já vou poder votar com uma carga maior de experiência. E está sendo muito divertido conhecer os trâmites por trás das eleições”, disse o aluno da escola Estevão Alves Correia, de Cuiabá, Lucas Bazzano, 15 anos.

Já o aluno da escola Irene Gome de campos, de Várzea Grande, Jonatas Willian, ficou aliviado ao conhecer o sistema eletrônico de votação. “Eu mesmo nunca imaginei que era tão fácil. Eu pensava que era difícil, que eu ia ficar nervoso sem saber o que fazer, mas depois que eu vi que é muito fácil, fiquei mais tranquilo”.

 

Veja a programação do Voto Consciente 

-E.E. Prof. Heliodoro Capistrano Silva, eleição dia 23/10/2017, com 609 alunos eleitores.

-E.E. Cleinia Rosalina Souza, eleição dia 24/10/2017, com 160 alunos eleitores.

-E.E. Irene Gomes de Campos, eleição dia 25/10/2017, com 297 alunos eleitores.

-E.E. Estevão Alves Correia, eleição dia 26/10/2017, com 1084 alunos eleitores.

-E.E. Elmaz Gattas Monteiro, eleição dia 27/10/2017, com 504 alunos eleitores.

 

 

 

Reportagem produzida pelo estagiário Leonardo Mauro de Souza, supervisionado pela jornalista Mariane de Oliveira.

content_copyClassificado como