Alfândega em Foz do Iguaçu apreende ônibus com mais de dois milhões de reais em mercadorias

Nesse domingo (18), durante abordagem realizada na BR-277, próximo a Matelândia/PR, servidores da Receita Federal em conjunto com policiais do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), unidade especializada da Polícia Militar do Estado do Paraná, realizaram apreensão de um ônibus carregado com grande quantidade de eletrônicos.

Próximo às 21h, foi abordado um ônibus de turismo com placas de Foz do Iguaçu/PR, que era ocupado por dois motoristas e 16 passageiros, incluindo uma guia de turismo. Um dos motoristas informou que eles seguiam para um desfile na cidade de Maringá/PR, porém, notou-se um nervosismo excessivo de sua parte, fazendo com que uma inspeção mais detalhada fosse realizada. Visualmente o veículo não possuía irregularidades, mas foi encaminhado para o scanner. A partir das imagens geradas foi possível encontrar dois fundos falsos com mercadorias ocultas no interior do ônibus, que foi imediatamente lacrado para posterior verificação.

Na sede da Alfândega da Receita Federal de Foz do Iguaçu/PR, o ônibus foi deslacrado no dia seguinte e foi confirmada a existência dos dois fundos falsos que possuíam grande quantidade de eletrônicos, em sua maioria celulares de alto valor. As mercadorias totalizaram R$ 2,1 milhões.

Os dois motoristas e a guia de turismo foram detidos e conduzidos à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos cabíveis.

A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903, de 2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná (BPFron), Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans).