CreaJr-MT realiza seminário para debater uso de energias renováveis

access_time 6 anos atrás

O Crea Júnior de Mato Grosso (CreaJr-MT) realizou no dia 29 de novembro, o I Seminário de Energias Renováveis. O evento aconteceu no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Barra do Garças e contou com a presença de três palestrante.

Após a cerimônia de abertura o engenheiro sanitarista e conselheiro do Crea-MT, Valmi Simão de Lima, explicou aos presentes o que é e quais são as etapas de um processo de licenciamento ambiental. Valmi é funcionário da Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema) há mais de 20 anos e salientou que o “licenciamento ambiental é um instrumento que tem o objetivo de exercer controle prévio e de realizar o acompanhamento de atividades que utilizem recursos naturais”.

Outro palestrante foi o engenheiro eletricista, José Guilherme Antloga do Nascimento que discutiu os temas “Inserção de Energias Renováveis no Sistema Interligado Nacional – SIN e Usos de Fontes Hídricas na ampliação de Oferta em Leilões de Energia” e “Projetos de Engenharia de PCH – Pequenas Centrais Hidrelétricas e Mercado de Trabalho para Engenheiros.”. José tem mais de 25 anos de experiência no setor elétrico e é membro do “Institute of Electrical and Electronics Engineers”, do “Conseil International des Grands Réseaux Electriques” e da “International Hydropower Association”.

E por último o também engenheiro eletricista, Humberto V. V. Gouveia, representante da VVG Engenharia, discorreu sobre a energia solar fotovoltaica, destacando a sua regulação e aplicações. “Sempre que tenho a oportunidade de falar sobre da utilização de energia solar fotovoltaica, ressalto a potencial economia que os consumidores perdem por não gerar a sua própria eletricidade, sobretudo maneira sustentável”, salientou.

O seminário faz parte do calendário de eventos do CreaJr-MT e a sua segunda edição já é aguarda para o próximo ano. “É importante realizar debates como esses, no qual destacamos o nosso papel como profissionais no desenvolvimento sustentável do país”, salientou o estudante de engenharia civil e atual Coordenador Estadual do CreaJr-MT, Marcelo Alves Pereira.

Fonte: Coordenação de Comunicação do CreaJr-MT

Fotos: Agência Focaia – Giulia Sacchetti e Vasco Aguiar

Fonte: CREA-MT

content_copyClassificado como