5º Preparatório para o Fórum Mundial das Águas reúne mais de 250 pessoas em Cuiabá

As rodadas de debates sobre os desafios hídricos da atualidade e questões relacionadas ao manejo sustentável dos recursos da região conhecida por ser irrigada pelas grandes bacias hidrográficas e por também abranger os biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal marcaram o 5º Preparatório para o Fórum Mundial das Águas, que aconteceu de 2 a 4 de outubro, em Cuiabá.

O evento realizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT), discutiu a drenagem urbana, impactos das variações climáticas nos setores de água e energia, crise hídrica, saneamento básico entre outros assuntos, reunindo mais de 250 pessoas entre autoridades, lideranças do Sistema Confea/Crea´s e Mútua, profissionais, estudantes e representantes dos setores acadêmico, jurídico e da indústria com a proposta de coletar e sistematizar contribuições.

O presidente em exercício do Confea, engenheiro agrônomo Daniel Antonio Salati, destacou a preocupação do Conselho Federal com a questão ambiental. “Resolvemos fazer uma cruzada promovendo os debates preparatórios pelo Brasil a fim de chamar atenção de profissionais e da sociedade porque alguma coisa temos que fazer pela água. Mato Grosso não poderia ficar de fora desta discussão e de dar suas contribuições, já que o Fórum será um espaço privilegiado para trocar experiências, analisar problemas e buscar soluções relacionadas ao uso consciente da água em todo o planeta”.

Para o presidente em exercício do CREA-MT, o engenheiro eletricista Marcos Vinicius Santiago Silva, foi de muita relevância a oportunidade que os mato-grossense tiveram para discutir e encaminhar seus trabalhos e conhecimentos para o Fórum Mundial, que acontecerá em março de 2018, em Brasília. “O Preparatório foi um espaço aberto a todos os setores da sociedade e muito importante para discutir e trocar experiências voltadas para problemas sobre a crise hídrica”.

Participantes destacaram o alto nível dos palestrantes, dos temas abordados e também a iniciativa de colocar Mato Grosso na agenda do Fórum das Águas. “Os assuntos abordados pelos palestrantes foram muito importantes e relevantes para a contribuição do nosso Estado”, ressaltaram as professoras do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Simone Raquel Silva e Patrícia Mota.

A Contribuição social do evento

O fórum promoveu também uma contribuição social para a comunidade. Apesar de ser um evento gratuito, foi solicitado aos participantes a entrega de alimentos perecíveis, uma arrecadação de mais de 250 quilos de alimentos. A instituição escolhida pelo CREA-MT para receber as doações foi a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACC-MT). “Os donativos serão úteis na composição das cestas básicas que alimentam crianças carentes e, em tratamento médico em Cuiabá e Várzea Grande”, explicou Claudemir Ferreira, representante da instituição.

O presidente em exercício Marcos Vinícius, salientou que esta ação do Conselho é muito positiva e permite que a autarquia vá além de suas atribuições finalísticas de fiscalização profissional. “Estamos sendo parceiros de entidades que fazem esse papel brilhante de atender à sociedade. Isso nos engrandece e orgulha”, comentou. Durante a entrega, representando o presidente em exercício do Confea, esteve o conselheiro federal Afonso Bernardes, que afirmou “a iniciativa vai ao encontro da necessidade da população carente, além de permitir que o Conselho participe diretamente da vida da sociedade”.

Os Preparatórios para o Fórum Mundial das Águas ainda ocorrerão em mais 3 cidades brasileiras, sendo Juazeiro, na Bahia, o próximo evento.

Confira todas as fotos do 5º Preparatório para o Fórum Mundial das Águas na nossa Galeria de Fotos:

Cleci Pavlack – Gecom / CREA-MT com Comunicação do Confea

Fonte: CREA-MT