PF combate fraudes na Assistência Social

Salvador/BA – A Força-Tarefa Previdenciária, integrada pela Polícia Federal e Previdência Social, deflagra nesta quinta-feira (8) a Operação Monte Gordo, com objetivo de desarticular organização criminosa especializada em fraudar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Cerca de 40 Policiais Federais, seis servidores da Secretaria da Previdência do Ministério da Fazenda e dois servidores do INSS cumprem seis mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão, nos municípios de Camaçari e Nilo Peçanha na Bahia, e também no município de Ituiutaba no estado de Minas Gerais.
Segundo as investigações, o grupo atuava desde 2009, sendo formado por, no mínimo, por seis integrantes que exerciam, mediante fraudes, as funções de procuradores em benefícios assistenciais à pessoa idosa. O esquema fraudulento era realizado através da criação de pessoas fictícias por meio de documentos inidôneos e procurações pública falsificadas, outorgadas aos fraudadores para fins de concessões e saques dos benefícios.

Estima-se que até o momento o valor do prejuízo aos cofres da Previdência é de R$ 2,3 milhões referentes a 54 benefícios analisados pela Inteligência Previdenciária.
A operação foi denominada Monte Gordo em alusão ao local de concentração dos fraudadores. Os envolvidos serão indiciados pela prática dos crimes de Estelionato contra a Assistência Social e Associação Criminosa.

folder_openAssigned tags