Conselho de Arquitetura fiscaliza obras em municípios do norte mato-grossense

access_time 7 anos atrás

A equipe de fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) estará na região norte do estado durante a próxima semana para verificar a regularidade do exercício profissional, principalmente em canteiros de obras. No roteiro estão previstas ações de fiscalização em Colíder, no dia 03/10, Alta Floresta, no dia 04/10 e Sinop, no dia 05/10.

Durante a ação, a equipe de fiscais verifica a existência de um profissional técnico habilitado e o documento de registro de responsabilidade técnica da obra. Além disso, realiza ações orientativas junto às prefeituras, principalmente sobre as atividades privativas dos arquitetos e urbanistas.

Além de percorrer as ruas dos municípios, seguindo um planejamento de varredura territorial, o CAU/MT também pode realizar fiscalizações in loco para verificar denúncias recebidas, tanto de arquitetos e urbanistas quanto da população em geral.

Para realizar uma denúncia, basta acessar o site do CAU/MT (www.caumt.gov.br) clicar na aba “Serviços Online” e depois em “Denúncia”. Para aumentar a eficácia da ação, é fundamental fornecer o maior número de informações sobre a irregularidade em questão.

Para mais informações, ligue na Central de Atendimento no 0800-883-0113 que funciona das 9h às 19h, ou pelo telefone (65) 3028-4652, das 12h às 18h.

Para os profissionais, existe um aplicativo gratuito, criado especialmente para essa colaboração, o MOBIARQ protagonista. Disponível para os sistemas Android e iOS, o aplicativo permite que os arquitetos enviem informações e denúncias de irregularidades em obras de todo o estado. Para isso, depois de baixar o aplicativo, basta tirar uma foto e enviar com as informações solicitadas. Os dados já saem georreferenciados e aparecem no sistema de fiscalização do CAU, facilitando a localização do ponto em questão.

Para baixar o MOBIARQ Protagonista utilizando o sistema Android, clique aqui. Já pelo sistema iOs, clique aqui.

Este ano, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso já esteve presente em 11 municípios do interior do estado, além de Cuiabá e Várzea Grande. Até o final do ano, estão previstas ações em Sorriso, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, em outubro, e em Campo Verde, Barra do Bugres e Tangará da Serra, em novembro.

content_copyClassificado como