Atricon e TCE-GO debatem Plano Estratégico 2018/2023
Encontro foi o 18º realizado pela entidade com o objetivo de colher subsídios
Conselheiros, conselheiros substitutos e procuradores do Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Goiás se reuniram na tarde desta terça-feira (30) com a diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, liderados pelo seu vice-presidente, conselheiro Valter Albano (TCE-MT). O encontro teve o objetivo de colher subsídios para o novo plano estratégico de longo prazo da Atricon, para o período 2018-2023.
O conselheiro Valter Albano abriu a reunião falando sobre os avanços obtidos no período de 2012/2017 quando foi realizado o primeiro planejamento estratégico da entidade. Ele mencionou os avanços conquistados pelo Programa de Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas e pelo Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC).
Em seguida, ele abriu a palavra aos conselheiros, conselheiros substitutos e procuradores goianos. Vários assuntos foram abordados, tais como a autonomia funcional e administrativa do Ministério Público de Contas, mudanças na composição dos Tribunais, ampliação do diálogo entre as Cortes de Contas e o Legislativo, necessidade de unificação da base de dados, comunicação mais efetiva (e proativa) com a sociedade, atuação em rede dos órgãos de controle externo e profissionalização do corpo técnico.
Os participantes da reunião destacaram o quanto é salutar que os membros, de diferentes origens, se respeitem e convivam em harmonia. E que ajam conjuntamente, buscando atuar de forma que, efetivamente, beneficiem a sociedade.
Do TCE-GO, participaram o presidente, conselheiro Kennedy Trindade, e o vice-presidente, conselheiro Celmar Rech; os procuradores do MPC, Fernando Carneiro e Eduardo Luz; e os conselheiros substitutos Humberto Lustosa, Marcos Borges, Flávio Lúcio Borges, Heloísa Helena Godinho e Claudio André Abreu. Da Atricon, além de Valter Albano, Patrícia Sarmento, conselheira Substituta do TCE-MS e Jaqueline Jacobsen, conselheira substituta do TCE-MT.
Os representantes da entidade já haviam se reunido com membros do Tribunal de Contas dos Municípios no período da manhã. O encontro no TCE-GO foi o 18ª realizado pela Atricon com membros de cortes de contas. Posteriormente, será também encaminhado um questionário para que os conselheiros e procuradores possam se posicionar quanto ao plano estratégico.
Com base nas contribuições recolhidas de todos os Tribunais de Contas, a Atricon vai apresentar uma versão preliminar do plano no final de agosto. Em setembro, a minuta ficará disponível no site da entidade para receber contribuições. Em novembro, durante o XXIX Congresso dos Tribunais de Contas, a proposta será submetida à apreciação. Na mesma ocasião também serão divulgados os resultados da edição 2017 do MMD-TC.