Palestra sobre 17ª edição do Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente atrai estudantes de engenharia em Cuiabá

O Crea Mato Grosso e o Crea Goiás realizaram no dia 05 de julho, no plenário do “Engenheiro Civil Rubens Paes de Barros”, uma palestra para divulgar a 17ª edição do Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente a estudantes de engenharia. A palestra foi ministrada pela assessora Institucional do Crea-GO e responsável pelo Prêmio, gestora ambiental e advogada, Marcella de Almeida Castro, que destacou as novidades desta edição.

“Este ano a novidade é a expansão do prêmio para os estados do Centro-Oeste brasileiro. Tocantins – apesar de ser da região norte, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também poderão participar. Será uma oportunidade ímpar para alunos dos cursos das engenharias. Também vemos que a participação desses futuros engenheiros é fundamental pois eles são agentes multiplicadores da informação. Se cada um levar para seu curso, em sua universidade a informação sobre o prêmio teremos a difusão por toda sociedade da importância da conservação e recuperação dos nossos recursos naturais”, ressaltou Marcella.

A assessora também destacou o “marketing de boca em boca” que é feito pelos estudantes do Crea Júnior. “Seja dentro das universidades ou nos estágios, com os professores dos cursos da engenharia e outros envolvidos. Eles conversam e acabam descobrindo projetos e sendo ótimos propagadores dessas informações”, completou Marcella.

A palestra contou com a partição do conselheiro do Crea-MT, geólogo Caiubi Souza Kuhn e do coordenador do Crea Júnior de Mato Grosso, Núcleo Centro Sul, Joberth Gambati, que fez uma explanação da participação dos estudantes no encontro. Também foram convidados a participar os conselheiros que compõem as Comissões Especiais de Ensino e do Crea Júnior.

“Essa é uma oportunidade para nós do Crea Junior participarmos. O encontro trouxe informações para tornar-nos futuramente profissionais melhores, mais éticos e proativos junto à sociedade. Também aprendemos sobre as regras e como participar do prêmio e repassaremos aos colegas do Crea Junior e das universidades”, declarou Joberth.

Conselheiro do Crea-MT, Caiubi Souza Kuhn, e a assessora Institucional do Crea-GO, Marcella Castro. João Pedro dos Santos

O estudante de Engenharia Química, João Pedro dos Santos, avaliou como excelente a palestra, e uma forma de ganhar conhecimento dentro do que vem aprendendo na faculdade. “Não tinha conhecimento sobre esse prêmio. A criação dessa nova categoria que contempla estudantes com certeza incentivará os universitários a elaborar assuntos relacionados a preservação do meio ambiente”, destacou o estudante.

“Achei de grande importância o encontro. Apesar de que este ano eu não participarei, vou me preparar para que no próximo ano possa participar. Na palestra recebemos orientações de como participar e quais assuntos podem ser inscritos, isso me motivou a me inscrever na próxima edição. Até lá estarei com a pesquisa elaborada”, disse a acadêmica do curso de Engenharia Química da UFMT, Livia Pereira.

O objetivo do prêmio é alertar sobre a importância da preservação do solo, um dos recursos naturais mais complexos do planeta e indispensável para a vida humana, que vem sendo degradado em todo o mundo. Mais uma vez, o Conselho Goiano se propõe a reconhecer ações práticas que estimulam a consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável para a população em geral.

Livia Pereira

Esta edição conta com o apoio dos Conselhos Regionais do Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, não apenas o Cerrado goiano estará em evidência quanto ao desenvolvimento sustentável, mas os biomas Cerrado, Amazônia e Pantanal brasileiros estarão sendo incentivados à preservação nos estados participantes do Prêmio.

Inscrições – Neste ano, podem concorrer ao Prêmio trabalhos executados por profissionais, personalidades, entidades e instituições públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas, propriedades rurais, em prol da preservação, recuperação, defesa ou conservação do meio ambiente nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Os interessados devem se inscrever, obrigatoriamente, por meio do site www.premiocreagoias.org.br, de 22 de junho a 31 de agosto de 2018. A inscrição é gratuita e será efetivada somente pelo preenchimento completo do Formulário Online e confirmada com o recebimento do respectivo número de registro, em uma única modalidade. Os trabalhos inscritos serão selecionados em duas etapas por meio de critérios de avaliação contidos no Regulamento.

Os três trabalhos com melhor nota da Comissão Julgadora, em cada modalidade, serão convidados para participar da cerimônia de entrega. Os vencedores de cada modalidade serão conhecidos na cerimônia de entrega dos troféus, marcada para 22 de novembro. Ao projeto vencedor será destinado um troféu alusivo. Os autores e coautores dos trabalhos premiados receberão certificado.

História – Desde 2001, o Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente recebeu a inscrição de 1078 projetos, dos quais 125 foram premiados e outros 27 dignos de menção honrosa. Ao todo, 304 profissionais especializados participaram das Comissões Julgadoras, responsáveis pelas avaliações dos trabalhos. Até agora, o Prêmio reuniu quase nove mil expectadores. A siriema, ave típica da região central do Brasil, é o símbolo do Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente desde a primeira edição. Ela foi escolhida por representar a resistência e a força da natureza.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT