I SEDEMINAS comemora o dia do Engenheiro de Minas

access_time 6 anos atrás

No dia 13 de julho será realizado o “I Seminário em comemoração ao dia do Engenheiro de Minas” (SEDEMINAS) a partir das 13h30, no auditório do Instituto de Computação, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campus Cuiabá. O evento é uma ação do Centro Acadêmico do curso de Engenharia de Minas em conjunto com o projeto de extensão “Qualificação Continuada em Geociências”.

A programação conta com palestras voltadas às principais atividades de mineração do Estado de Mato Grosso. Estas serão ministradas por profissionais convidados atuantes na área de exploração de ouro, calcário e poli-metálico.

Na mesma semana, juntamente com o Seminário, haverá um minicurso ofertado pela Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT) que vêm desenvolvendo ao longo dos anos diversas pesquisas e ações voltadas à lapidação de pedras coradas, explorando as riquezas minerais existentes no estado. Tal curso será realizado no dia 12/07/2018, em duas turmas com 15 vagas cada. O objetivo do minicurso é apresentar noções básicas de como lapidar uma gema em condições de ser ornada como jóia, com ênfase no quartzo rosa de Alta Floresta–MT.

O curso de Engenharia de Minas é ofertado pelo Instituto de Engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Várzea Grande. As atividades do curso iniciaram no ano de 2014 e em 2019 os primeiros formandos chegarão ao mercado de trabalho.

Outras informações sobre a programação e sobre o projeto de extensão podem ser consultadas pelo e-mail qualificageociencias@gmail.com ou pelo telefone (65) 3615-6296.

Programação:

13h30 – Abertura

14h – Mineração no Estado de Mato Grosso – Palestrante: Eng. Geólogo Dr. Cleverson Cabral (Império Mineração)

15h – Atuação do Engenheiro de Minas – Palestrante: Eng. de Minas Karolina Lima Vilela (Cooperpoconé)

15h50 – Coffee Break

16h10 – Projeto Aripuanã – Palestrante: Eng. de Minas Wanderlúcio Gomes Martins (Nexa)

17h10 – Homenagens e encerramento

Inscrições para o seminário podem ser feitas pelo link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeg15pWgqso4_i9ifNSUKXnlFMpSHREoaaDy_bIu3bAexmyFQ/viewform?usp=sf_link

Inscrições para o minicurso de lapidação:

Vespertino Turma 2: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSebTtBygDyguFikgW_2HLOUuH2BUz7BP8CCRtRGH68iVfCbnw/viewform?usp=sf_link

*Da Assessoria

Fonte: CREA-MT

content_copyClassificado como