Operação investiga irregularidades em contratos do Porto Sudeste

access_time 7 anos atrás

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal, em cooperação com autoridades espanholas, deflagraram, nesta segunda-feira (11), ação que busca coletar dados sobre irregularidades em contratos operacionais e de aquisição de equipamentos do Porto Sudeste, em Itaguaí (RJ). Tais contratos são vinculados a uma subsidiária brasileira de uma empresa estatal da Espanha que opera no nesse porto. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Belo Horizonte e Curitiba.

A cooperação internacional foi solicitada pelas autoridades espanholas e autorizada pela Justiça brasileira, após tramitar pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI). A Secretaria de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da Republica coordenou a operação com procuradores da República e delegados da Polícia Federal de três estados.

A Operação Bailén teve como objetivo a investigação de empresas pertencentes a um cidadão brasileiro suspeito da prática de corrupção ativa, crimes contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro. Também são investigadas empresas contratadas para implantação dos serviços de esteira e guindaste no Porto Sudeste.

Assessoria de Comunicação Estratégica do PGR
Procuradoria-Geral da República
pgr-noticias@mpf.mp.br
(61)3105-6400/6405

content_copyClassificado como