Case de governança do TCE-CE é apresentado a Gestores Públicos

O Sistema Ágora, de automatização dos procedimentos de análise dos processos de prestação de contas, do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, foi apresentado aos participantes do 12º Encontro de Gestores Públicos. O evento acontece esta semana, de 11 e 15 de junho, no Edifício sede do Ministério da Fazenda (bairro Meireles), dentro da Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Secofem).

A apresentação foi realizada pelo secretário de Controle Externo do TCE Ceará, Raimir Holanda, nesta segunda-feira (11/6). Com o Sistema Ágora, que entrou em produção em abril deste ano, todos os órgãos e entidades estaduais jurisdicionados ao Tribunal de Contas do Ceará devem encaminhar suas Prestações de Contas Anuais (PCAs) através da ferramenta eletrônica. Saiba mais sobre o Sistema Ágora.

Participam da programação de palestras, debates e aulas expositivas, abertas a discussões e perguntas, com exercícios de fixação ou práticas, servidores, gestores públicos dos Estados, Municípios e de Tribunais de Contas que atuem em rotinas de Contabilidade e Responsabilidade Fiscal; profissionais que utilizam a contabilidade aplicada ao setor público, além de Governadores, Prefeitos, Controladores, Secretários, Procuradores, Conselheiros de Tribunais de Contas e demais autoridades bem como gestores envolvidos na temática.

O encontro tem o objetivo de reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em Demonstrativos Fiscais e outros assuntos afins no âmbito Estadual e Municipal, por meio de discussão e disseminação dos aspectos mais relevantes aos temas expostos, tais como o uso da informação de custos, operações de crédito, transferências voluntárias, o pacto federativo, a convergência aos padrões internacionais da contabilidade pública, o Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Sistema de Informações Contábeis e Fiscal do Setor Público Brasileiro (Siconfi), Matriz de Saldos Contábeis, dentre outros.

O Encontro de Gestores Públicos, em conjunto com a Semana Contábil e Fiscal para Estado e Municípios, visa oportunizar e estimular a discussão e a reflexão sobre temas relacionados à boa governança no âmbito da administração pública.

Acesse: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/3162-case-de-governanca-do-tce-ceara-e-apresentado-em-encontro-de-gestores-publicos