Crea-MT busca referência de sustentabilidade no Sebrae-MT para implantar projetos em nova sede

Um grupo formado por equipe técnica de diversos setores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) visitou o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) segunda-feira, 14 de maio, para conhecer o modelo de sustentável oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e implantar esses exemplos bem sucedidos na nova sede que será construída pelo Conselho.

De acordo com a assessora da Coordenadoria de projetos e Acessibilidade do Crea-MT (CPRA), engenheira civil Sônia Josete Ribeiro, o Centro Sebrae de Sustentabilidade é referência na América Latina, no assunto e vale à pena ser consultado. “Ao formarmos uma equipe de trabalho multidisciplinar envolvendo vários setores a exemplo dos Recursos Humanos, Informática, Comunicação, entre outros e interagindo com a equipe técnica no prédio do Sebrae, conseguiremos trabalhar projetos e ideias reais e viáveis de sustentabilidade para a nova sede Conselho. A exemplo da economia de energia solar, de água, ou mesmo a destinação correta de lixo, ideais importantes que podem ser adotadas no Crea Mato Grosso”, avalia Sônia.

A equipe do Crea-MT também assistiu a um vídeo institucional sobre todos os trabalhos desenvolvidos pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade e os vários setores internos e externos existentes no prédio. O espaço expositivo e interativo, paisagismo, usina de produção fotovoltaica, bacias sanitárias, capitação de água de chuva e tratamento para a reutilização da mesma, tanto para limpeza do prédio, como para irrigação do jardim. Ar condicionado com eficiência energética e estação de vermes para compostagem, destinação de resíduo orgânico e espaço de coleta seletiva.

O analista técnico do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Nager Castilho explicou que empresas particulares e órgãos públicos fazem visitas técnicas diariamente, na busca por orientações, consultorias, cursos, palestras e oficinas sobre o tema sustentabilidade. “Temos profissionais de várias áreas ligadas do Crea-MT, como engenheiros sanitaristas, agrônomos e de outras formações. O Centro tornou-se referência em sustentabilidade até mesmo fora do país. Alcançamos o prêmio mundial BREEAM Awards 2018, e, regionalmente o prêmio Novas Construções em uso no Continente Americano”, citou o analista.

CSS – Localizado em Cuiabá, capital de Mato Grosso, o prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade foi projetado com base no conceito de arquitetura sustentável e com resgate das culturas indígenas brasileiras.

A edificação foi construída com estratégias de conforto térmico para o clima tropical, integrada com a natureza e com mínimos impactos ambientais. Assim como nas culturas indígenas, é um espaço que traz em sua forma o acolhimento das pessoas e estimula comportamentos criativos e inovadores, além de promover o compartilhamento de conhecimentos.

O prédio do CSS foi desenvolvido com base na orientação do sol (nascente-poente), contemplando beirais que evitam a radiação direta e melhoram o conforto térmico. Em forma ogival como nos desenhos das casas indígenas, possui pé direito de 7,5 metros e tem sua aerodinâmica e sua cobertura projetadas em duas cascas (exterior e interior), espaçadas por cerca de 30 cm. Esta prática permite que a água da chuva permeie seu interior para resfriamento natural ao mesmo tempo em que a casca exterior protege a interior. O ar quente é encapsulado e possibilita temperatura interna mais baixa (até 10 graus em relação ao exterior) e constante em todo o pavimento térreo.

Possui um recuo frontal (espaço entre a rua e o térreo) de 10 metros, com o acesso feito por meio de uma passarela coberta, solução que se repete na ligação entre o térreo e a torre. Já o acesso entre o térreo e o subsolo é por meio de escadas (nas partes frontal e traseira) e de uma rampa para portadores de deficiência.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT