Operação “Pente Fino” constata irregularidades em empreendimentos de Cuiabá e VG

access_time 6 anos atrás

A falta da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e de profissionais registrados no Crea-MT por serviços especializados, bem como a ausência de placa de identificação em obras de construções civis foram as principais irregularidades encontradas durante a operação de fiscalização “Pente Fino” realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), de 05 a 09 de março, em Cuiabá e Várzea Grande.

A ação envolveu 25 agentes fiscais, vistoriou ao todo 234 empreendimentos, gerou 76 autos de infração e coletou 1.153 Anotações de Responsabilidade Técnicas (ARTs), nas áreas de engenharia civil, agronômica, mecânica, florestal e elétrica, além de edifícios verticais, indústrias, comércios de defensivos agrícolas, viveiros, empresas de provedores de internet, lanchonetes que possuem equipamentos que precisam de manutenção, a exemplo de choperias, ar condicionado, elevadores, entre outros setores. Vale ressaltar que o foco das fiscalizações é sempre com verificação no exercício profissional.

“A operação Pente Fino tem como meta garantir a segurança da sociedade através dos serviços prestados por profissionais registrados no Conselho. É por meio da fiscalização que o Crea-MT, consegue constatar e impedir que pessoas sem qualificação desenvolvam atividades profissionais ligadas à engenharia, à agronomia ou à outra profissão ligada à área tecnológica. Garantindo assim também a segurança da sociedade”, explicou o gerente de Fiscalização do Conselho, Jackson Paulo da Conceição.

Fiscalização Inteligente – O Crea Mato Grosso adotou este ano o sistema de georreferenciamento para identificar a exata posição geográfica de uma obra ou serviço em andamento, uma forma de modernizar a estrutura de fiscalização nas áreas das Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia.

De acordo o gerente de Fiscalização, esse “Sistema de Georreferenciamento ArcGis” dinamizou o trabalho do agente fiscal, com a elaboração de roteiros mais coerentes com base na localização geográfica dos empreendimentos a serem vistoriados que serão informados durante o preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) pelo profissional ou empresa.

“Já é obrigatório ao profissional ou empresa, quando estes acessam o sistema do Crea-MT para emissão de uma ART, informar a localização de sua obra ou serviço prestado. Dessa forma temos mais eficiência na atividade de fiscalização e transparência nas ações”, explicou Jackson de Paula.

Canal de denúncias – Está disponível no portal do Crea-MT e no e-mail ouvidoria@crea-mt.org.br para recebimento de denúncias e solicitação de fiscalizações, que podem ser identificadas ou não. Ou também, pelo telefone (65) 3315-3030.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT

content_copyClassificado como