Crea Mato Grosso e entidades de classe debatem valoração de serviços ecossistêmicos de reserva legais e APPs

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), que compõe a Câmara Setorial Temática com Objetivo de Fortalecer a Engenharia e o Desenvolvimento Logístico do Estado de Mato Grosso da Assembleia Legislativa (CST/ALMT) promoveu, na manhã de 24 de abril, uma palestra em parceria com, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso (AEA-MT) e a Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (AMEF), sobre a Valoração de Serviços Ecossistêmicos de Reservas Legais e Área de Preservação Permanentes (APPs).

De acordo com o Assessor Parlamentar do Crea-MT e presidente da CST/ALMT, Eloi da Silva Pereira, o evento alcançou seu objetivo de discutir amplamente o tema e o próximo passo será encaminhar o assunto para que se torne uma propositura de lei. “Pode se tornar propositura de lei, ou até mesmo, um decreto do Executivo. O trabalho será muito bem aproveitado e, a participação dos profissionais da área tecnológica é essencial, pois garante a importância dessas propostas para sua efetivação”, afirmou Eloi Pereira.

Já o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso (AEA-MT), Gabriel Mancilla, afirmou que é preciso criar uma nova metodologia de valoração de serviços ecossistêmicos no Estado de Mato Grosso. Segundo ele, o IBGE por exemplo, se encarrega de fazer o censo agropecuário, além da técnica para levantar os ativos, porém não está direcionado para a demanda que é exigida especificamente para Mato Grosso.

“Precisamos de um banco de dados que possa subsidiar a valoração regional. Não podemos esquecer que Mato Grosso possui 900 mil quilômetros quadrados, ou seja não é um estado pequeno. Por isso, de forma regional, podemos sanar essa lacuna e fazer os levantamentos por meio de pesquisas. Isso daria uma remuneração justa aos ativos ambientais”, explicou Mancilla.

Ministrada pelo professor Carlos Henrique Bonsi Checoli, a palestra teve objetivo iniciar uma propositura legislativa, com endosso da sociedade e a comunidade acadêmica, garantindo que a apresentação já formasse uma proposta inicial para o desenvolvimento de uma pesquisa técnico-cientifica de valoração de serviços ecossistêmicos para Mato Grosso.

“A valoração de serviço ecossistêmicos é uma ciência que vem sendo desenvolvida há algum tempo. Ela tem a função de valorizar aquilo que a natureza nos proporciona. A ideia é desenvolver um estudo cientifico onde dê a possibilidade de valorizar os ecossistemas que encontramos exclusivamente aqui em Mato Grosso”, detalhou Carlos Chicoli.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT