Importância do saneamento básico é tema de reunião

access_time 6 anos atrás

A falta de saneamento básico nos municípios de Mato Grosso e a importância do tema para a qualidade de vida da sociedade mato-grossense foi o tema da reunião entre o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, e o diretor-presidente da empresa de saneamento básico Nascentes do Xingu, Júlio de Oliveira Moreira, no dia 16 de março. De acordo com o representante, a Nascentes do Xingu, vem buscando aproximação com diferentes instituições, a exemplo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Ministério Público Estadual (MPE), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e agora o Crea-MT, com objetivo de somar forças para mudar o cenário atual e levar o abastecimento de água e esgoto tratados para os municípios do Estado que não possuem o serviço.

João Pedro Valente e Júlio de Oliveira Moreira

“Hoje administramos 24 concessões de água e esgoto no Estado de Mato Grosso e atendemos a mais de 800 mil pessoas. Parecem números altos, porém a realidade reflete que apenas 22% da população possui esgoto tratado – de acordo com o Atlas de Saneamento divulgado pela Agência Nacional das Águas (ANA). E, é esse cenário que queremos mudar por meio de parcerias”, explicou Júlio de Oliveira Moreira.

O presidente do Crea-MT concordou que se trata de um assunto relevante, tanto para a sociedade quanto para os profissionais do Crea-MT e sugeriu uma explanação sobre o trabalho da empresa e o tema saneamento na próxima sessão plenária. “Na ocasião teremos o colegiado composto por profissionais da engenharia de diversos municípios, que tenho certeza, contribuirão para o debate do assunto que implicará no desenvolvimento das cidades e na saúde das pessoas”, sugeriu João Pedro Valente.

Júlio alertou também que o lançamento de efluentes sem tratamento diretamente nos rios comprometem a qualidade da água, causando implicações danosas à saúde pública e ao equilíbrio do meio ambiente. “Promover discussões para tentar mudar essa realidade passa pelo embasamento técnico e estratégico dos profissionais do Crea-MT, por isso, buscamos alinhar conhecimentos para ir mais longe”, argumentou Júlio.

Também participaram da reunião o segundo vice-presidente do Crea-MT, engenheiro sanitarista Victor Juliano Barroso dos Santos e o assessor parlamentar, Eloi Pereira.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT

content_copyClassificado como