Crea-MT é convidado a participar das discussões sobre os rumos da Universidade Federal de Rondonópolis

access_time 6 anos atrás
João Pedro Valente, Wellington Fagundes e José de Assis Guaresqui

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) João Pedro Valente, foi convidado a participar no dia 13 de abril, de um seminário e uma audiência pública, sobre a recém-criada Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). O convite foi feito pessoalmente pelo senador Wellington Fagundes, durante uma visita ao Crea-MT, na tarde do dia 23 de março.

João Pedro Valente se declarou extremamente satisfeito pelo convite e destacou a importância do Crea Mato Grosso integrar as discussões que decidirão o rumo da nova Universidade. “Rondonópolis é considerada hoje a segunda cidade mais importante de Mato Grosso, quero dizer que estou feliz pelo Conselho poder participar das discussões sobre a UFR, que é hoje uma das conquistas mais importantes dos últimos tempos de toda a comunidade rondonopolitana e também para toda a região Sul e Sudeste de Mato Grosso”, disse o presidente.

A ideia, segundo o senador que foi autor do Projeto de Lei (PL) nº 2/2018 sancionado dia 20 de março pelo presidente da república Michel Temer, será reunir especialistas que vão ajudar no direcionamento e também na definição de um modelo de participação da sociedade junto à Universidade. “Tanto o seminário de educação quanto a audiência pública que realizaremos dia 13 de abril, são destinados a refletir sobre que universidade desejamos para Rondonópolis e com que vocação ela se apresentará aos desafios. Será a consolidação da UFR de forma diferenciada, com a participação efetiva da sociedade organizada, que terá um papel preponderante, a exemplo do Crea Mato Grosso que congrega uma pluralidade de profissões e suas associações, que representam mais de 20 mil profissionais que movimentam a economia de Mato Grosso”, justificou Wellington Fagundes.

Assessor Parlamentar, Presidente do Crea-MT, Senador e Superintendente do Mapa-MT

O presidente do Crea-MT detalhou que a região de Rondonópolis se destaca pelo agronegócio e pela agricultura familiar e, a criação da universidade pública, será uma importante contribuição para suprir as demandas de carências profissionais da região. “Rondonópolis está entre as cidades que mais crescem no Brasil. É o segundo maior Produto Interno Bruto de Mato Grosso, resultado da disseminação de tecnologia e da gestão empresarial no campo, o que lhe proporciona dinamismo econômico e competitividade no setor do agronegócio. O município é polo de produção, que contribui para fazer de Mato Grosso o campeão nacional de produção de soja, algodão e carne, além de milho, sorgo e cana-de-açúcar”, enumerou João Pedro Valente.

Com a criação da UFR, acrescentou Fagundes, se almeja o atendimento das necessidades sociais e regionais e ao menos 18 municípios vizinhos. “Esta é uma conquista construída ao longo de 20 anos juntamente com a sociedade de Rondonópolis e região. A criação da UFR fortalece Mato Grosso em todos os aspectos, pelo fato do Estado agora contar com duas universidades federais, conferindo visibilidade, atração e retenção de talentos, ancorados no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, com formação qualificada e humanizada, atendendo as demandas de uma região com plena produção agrícola”.

O Campus de Rondonópolis da UFMT foi criado em 1976, e conta com 19 cursos de graduação e quatro de pós-graduação (mestrado). A infraestrutura compreende anfiteatro, biblioteca, e seis blocos de sala de aula, além de prédios que abrigam as unidades acadêmicas e administrativas. Os cursos oferecidos são: Pedagogia, História, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Medicina, Sistemas de Informação, Letras (com Habilitação em Português e em Inglês), Ciências Contábeis, Biblioteconomia, Licenciatura em Informática, Zootecnia, Psicologia, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola e Ambiental, e Administração (modalidade EAD).

Também participaram da reunião o Superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimentos de Mato Grosso (SFA-MT), José de Assis Guaresqui e o assessor parlamentar do Crea-MT, Eloi da Silva Pereira.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT

content_copyClassificado como