TRE-MT adquire 450 livros; acervo da biblioteca chega a quase 6,5 mil títulos
A Biblioteca do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso teve, para este ano, o acervo ampliado de 5.956 para 6.406 livros. Os 450 títulos foram adquiridos no intuito de possibilitar ao cidadão/usuário acesso às informações atualizadas.
A Biblioteca está situada na Casa da Democracia – prédio anexo ao TRE e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13:30h. O espaço, que é aberto ao público, atende principalmente, magistrados, servidores efetivos, terceirizados, requisitados, advogados, estagiários e promotores.
Aquisição
Os títulos foram adquiridos no final de 2017 e contemplam diversas áreas, entre elas: eleitoral, constitucional, administrativo, civil, processual civil, penal, processual penal, contabilidade pública, previdenciária, gestão pública, história finanças, contabilidade pública, psicologia organizacional e ciência política entre outras áreas.
A chefe da Seção de Biblioteca e Editoração do TRE-MT, Lener Aparecida Galinari, explica que para a aquisição de novos títulos sempre se leva em conta as sugestões apresentadas pelos usuários e também são feitas pesquisas em catálogos de bibliotecas e site de editoras.
Embora seja pequena, a Biblioteca do TRE é referência no Estado de Mato Grosso, tanto por ter um acervo especializado em democracia, ciência política, direito constitucional e direito eleitoral; quanto pela sua dinamicidade na prestação de serviços de atendimento ao seu público interno e externo. “Isso graças ao apoio institucional do Tribunal dado à Biblioteca na valorização da informação como um instrumento necessário para a gestão administrativa e judiciária”, destacou Lener.
O espaço agradável e climatizado são uns atrativos ao público em geral.
Além dos livros e periódicos impressos, a Biblioteca conta com uma Biblioteca Digital (Editora Fórum), DVDs, CDs, fotografias e também documentos históricos sobre a Justiça Eleitoral.
Todos os cidadãos podem ter acesso ao acervo e espaço da Biblioteca para consulta, pesquisa e leitura (exceto acervo histórico), porém, empréstimos de livros são permitidos somente para os servidores do Tribunal.
Jornalista: Andréa Martins Oliveira