Crea-MT investe na gestão e capacitação de pessoas

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso, através da Coordenadoria de Recursos Humanos, realiza no próximo dia 5 de março, a palestra “Utilizando o poder da mente humana para o desenvolvimento pessoal e profissional – Demonstrações práticas”, com o psicólogo Ataíde Ferreira, voltado a todos os servidores do Crea-MT.

A palestra faz parte de uma nova visão de administrar implantada pela atual diretoria do Crea-MT, que quer reestruturar o setor de Recursos Humanos ampliando as atividades para uma Gestão de Pessoas. “As empresas, sejam públicas ou privadas, almejam sucesso e resultados positivos. Para essa busca tornar-se possível, elas dependem de seus colaboradores, as pessoas que trabalham nela, pois é através delas que as funções são determinadas e as atividades são concluídas. Por isso, a necessidade da valorização do ser humano”, explica a assessora jurídica da Coordenadoria de Recursos Humanos do Crea-MT, Francielle da Silva Oliveira.

Francielle explica que a atual gestão de pessoas além de realizar as atividades que eram de responsabilidade do antigo formato do setor, que trata da parte operacional do departamento pessoal, agora agrega o trabalho de desenvolvimento e valorização de pessoas. “Ou seja, ela faz toda relação entre o Crea e o colaborador, garantindo assim resultados satisfatórios. Porém, não é apenas o nome que muda, a grande mudança está na essência dessa função. Antes de alcançar os resultados, a gestão de pessoas trabalha junto ao colaborador, incentivando, inovando, melhorando, ouvindo cada um deles, ela desperta nos funcionários o desejo de trabalhar, mostra as vantagens que um serviço de qualidade traz”, relata.

O setor realizou recentemente uma visita técnica ao departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Cuiabá, especificamente na coordenadoria de pagamento de funcionários. A visita teve como propósito conhecer a rotina e o sistema da folha de pagamento da prefeitura, permitindo a toda equipe maior interação com eventos que envolvem a produção da folha de pagamento. “Durante a visita pudemos ter conhecimento visual das técnicas utilizadas e dos processos desenvolvidos para gerar a folha de pagamento e suas implicações”, disse Francielle.

Como forma de implementar a Gestão de Pessoas, foi distribuído via e-mail a todos os colaboradores do Conselho, uma ficha de atualização cadastral individual que precisa ser devolvida até o dia 05 de março. “Precisamos conhecer todos os funcionários e também buscar atender suas necessidades, daí a importância desse levantamento. A gestão de pessoas tem que valorizar cada um que trabalha no Crea. E, com esta visão teremos o desafio de implementar o modelo gerencial, adotando em especial a priorização da gestão de recursos humanos, como o estímulo à profissionalização e desenvolvimento do serviço público, interno e externo, permitindo que os colaboradores desenvolvam competências inerentes a seus cargos e às novas demandas exigidas pela sociedade”, explica a assessora jurídica.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT