Presidente do Crea-MT se reúne com estagiários do Conselho

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, reuniu-se nessa segunda-feira (19/02) com todos os estagiários, lotados na sede do Conselho e os servidores do setor de Recursos Humanos (CRHU). O objetivo do encontro foi o de conhecer os estagiários e orientá-los sobre a atividade fim do Sistema Crea-MT, bem como os trabalhos desenvolvidos neste regional, nos setores de Fiscalização, Recursos Humanos, Administrativo, Financeiro, Jurídico, Contábil, Projetos, entre outros, além de falar sobre a importância do estágio de ensino vinculado ao desenvolvimento profissional na área afim do perfil acadêmico.

“A reunião foi para conhecer cada um dos estagiários e informá-los sobre o remanejamento de alguns deles para os setores relacionados à sua formação acadêmica. Queremos melhorar o aprendizado desses estudantes e assim contribuir com a sua qualificação profissional”, disse o presidente.

O presidente orientou que a função do estágio é oferecer, aos aprendizes, o conhecimento prático das funções profissionais. “O estágio possibilita, aos estudantes, um contato empírico com as matérias teóricas que lhes são passadas em sala de aula. Trata-se do entendimento, hoje consolidado pelos educadores, de que a teoria, sem a prática, é incompleta, prejudicando o acesso imediato ao mercado de trabalho. O estágio visa a superar este problema”, disse João Pedro Valente.

Para a estudante do 9° semestre do curso de Direito, Iara Beatriz Cruz, lotada na Gerência Jurídica do Crea-MT, seu estágio no Conselho está sendo produtivo pois pôde aprender na prática diversas atividades vistas na teoria em sala de aula. “Estou aprendendo muito aqui no Crea. Acompanho processos judiciais e administrativos, realizo atividades junto ao Fórum, Ministério Público e outros órgãos. Vou poder afirmar depois de formada, que minha base de aprendizado, foi aqui no Conselho”, declarou a estagiária.

Para estagiar no Conselho, o aluno precisa estar regularmente matriculado em Instituição de Ensino Superior. A seleção prévia de candidatos a estágio é realizada por agente de integração devidamente contratado para tal finalidade, a exemplo do Instituto Euvaldo Lodi – Núcleo Regional de Mato Grosso – IEL-NR/MT.

O estágio supervisionado tem como propósito apresentar ao acadêmico as rotinas, práticas operacionais, o sistema adotado pela empresa, permitindo ao estudante ter contato visual das teorias aprendidas em sala de aula com a apresentação das técnicas utilizadas na prestação dos serviços e dos processos desenvolvidos. Essa integração permite excelente formação e qualificação profissional, onde destacamos que o estágio dá início o currículo profissional do estudante.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fonte: CREA-MT