Coordenadores nacionais de Câmaras Especializadas participarão de plenárias no Confea

Os coordenadores nacionais de câmaras especializadas e da Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética participarão, alternadamente, como ouvintes, das sessões plenárias ordinárias do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), a partir deste ano. O calendário definindo a participação dos coordenadores em até duas plenárias foi aprovado na última sexta (26), conforme sugestão da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) do Confea.

Presidente Joel Krüger conduziu trabalhos que aprovaram participação de coordenadores no plenário e representação em reunião da FMOI

O Plenário do Confea vem aprovando regularmente o convite de um representante das Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas dos Creas para participar das Sessões Plenárias Ordinárias, na qualidade de ouvinte. Além disso, a importância de uma maior integração entre o Plenário e o Colegiado também foi apontada como justificativa para essa participação.

Conforme a decisão, ficou estabelecido o seguinte calendário, em que os coordenadores nacionais das câmaras especializadas se revezarão, participando, no máximo de duas sessões mensais: Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Agronomia (março); de Engenharia de Agrimensura (abril); de Engenharia Civil (maio); de Engenharia Elétrica (junho); de Comissões de Ética (julho); de Engenharia Florestal (agosto); de Engenharia Industrial (setembro); de Engenharia de Segurança do Trabalho (outubro); de Engenharia Química (novembro) e de Geologia e Minas (dezembro).

Ainda em relação às Coordenadorias Nacionais das Câmaras Especializadas, foi definida a participação dos assistentes ou assessores técnicos das respectivas câmaras especializadas de Comissões de Éticas dos Creas dos estados de origem dos coordenadores nacionais, a serem eleitos, para 2018, durante o 7ª Encontro de Líderes Representantes do Sistema, a ser realizado de 21 a 23 de fevereiro, em Brasília-DF. Conforme a deliberação aprovada da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), a atuação do assessor técnico do Crea será feita concomitante e complementarmente à atuação de assessores do Confea.

FMOI

O plenário aprovou também a representação do Confea na reunião do Conselho Executivo e na celebração do 50º aniversário da World Federation of Engineering Organizations – WFEO, como é conhecida internacionalmente a Federação Mundial de Engenheiros (FMOI).

Segundo a deliberação da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), as atividades conduzidas pela organização não governamental internacional que representa as profissões da Engenharia em todo o mundo, da qual o Sistema Confea/Crea é membro, serão realizadas de 4 a 7 de março de 2018, na capital francesa.

Representarão o Conselho Federal, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, e os conselheiros eng. civ. Alessandro Machado, eng. agr. Francisco Soares da Silva e eng. eletric. Carlos Batista das Neves, além de um empregado do Confea, a ser indicado pelo presidente do Federal.

Equipe de Comunicação do Confea

Fonte: CREA-MT