MPF denuncia Picciani, Melo e Albertassi por corrupção e outros crimes na Alerj

access_time 6 anos atrás

O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) contra os deputados estaduais Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi (PMDB-RJ), atualmente presos preventivamente, e outras 16 pessoas pelos crimes de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa. A ação penal protocolada nessa quarta-feira (6) decorre da primeira investigação ligada à Lava Jato contra pessoas com foro na 2ª instância do Judiciário federal. A abertura de processos desse tipo requer acolhimento pela 1ª Seção do TRF2.

O MPF concluiu que a organização atuante nos governos de Sérgio Cabral usou a Assembleia Legislativa (Alerj) para esquemas de corrupção com a construtora Odebrecht e a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado (Fetranspor). Três núcleos foram detectados nas investigações: Político, com os três parlamentares; Econômico, com os executivos Benedicto Júnior e Leandro Azevedo (Odebrecht), José Carlos Lavouras, Jacob Barata Filho, Lélis Teixeira e Marcelo Traça (transportes); e Financeiro Operacional, com os outros dez denunciados (v. abaixo).

As apurações da Operação Cadeia Velha, deflagrada em novembro, estão na base da denúncia do Núcleo Criminal de Combate à Corrupção (NCCC) do MPF na 2ª Região (RJ/ES), que também usou dados compartilhados pela força-tarefa Lava Jato/RJ e pela Procuradoria-Geral da República. A partir dessas fontes, o MPF detalhou atos de ofício dos deputados corrompidos e nove fatos dos esquemas de corrupção.

“Empresas de transportes e construção buscaram vantagens indevidas no Executivo estadual, no Tribunal de Contas e na própria Assembleia Legislativa, da qual fazem parte três denunciados. É uma mesma organização criminosa, com agentes políticos ocupantes de cargos distintos, que se especializaram em núcleos relativamente interdependentes dando suporte aos demais”, frisaram os procuradores regionais da República Andréa Bayão, Carlos Aguiar, Mônica de Ré, Neide Cardoso de Oliveira e Silvana Batini, do MPF na 2a Região, responsáveis pela denúncia ao TRF2.

O MPF detectou que Picciani, presidente afastado da Alerj, recebe propinas desde os anos 1990 e não deixou de obter entre 2011 e 2014, quando ficou sem mandato. Como narrou a denúncia, ele e Felipe Picciani usaram a agropecuária Agrobilara para lavar ativos via operações de venda de gado. As condutas imputadas a Melo, ex-presidente da Alerj, incluem o recebimento de falsas doações da Odebrecht para sua campanha eleitoral por meio de empresas “laranjas”. Albertassi foi acusado, entre outros fatos, por receber repasses mensais da Fetranspor entre 2012 e março de 2017, com movimentações financeiras por intermédio de rádios de sua família.

“Foram instituídos núcleos próprios para o recebimento da propina, ocultação e dissimulação da origem do dinheiro proveniente da corrupção e a realização dos atos de ofício de interesse dos corruptores”, dizem os autores da denúncia. “Muito embora devessem atuar com autonomia, o que se viu foi uma interação entre eles a fim de permitir que os mais variados interesses espúrios se concretizassem, tais como a edição de isenções fiscais, a aprovação de editais para a realização de contratos públicos, a ocupação de cargos ou empregos públicos etc, sempre como contrapartida de propina.”

Processo nº 0100523-32.2017.4.02.0000

Clique aqui para ler a denúncia.

Lista de denunciados

  1. Jorge Sayed Picciani CP/LD/OC

  2. Paulo César de Melo Sá CP/OC

  3. Edson Albertassi CP/OC

  4. Felipe Carneiro Monteiro Picciani LD/OC

  5. Jorge Luiz Ribeiro CP/OC

  6. Carlos Cesar da Costa Pereira CP/OC

  7. Ana Claudia Santos Andrade OC

  8. Marcia Rocha Schalcher de Almeida OC

  9. Andreia Cardoso do Nascimento CP/OC

  10. Fabio Cardoso do Nascimento CP/OC

  11. Jose Carlos Reis Lavouras CA

  12. Jacob Barata Filho CA

  13. Lélis Marcos Teixeira CA

  14. Marcelo Traça Gonçalves CA

  15. Álvaro José Galliez Novis CA

  16. Edimar Moreira Dantas CA

  17. Benedicto Barbosa da Silva Júnior CA

  18. Leandro Andrade Azevedo CA

  19. José Augusto Ferreira dos Santos LD

 Corrupção Ativa: CA | Corrupção Passiva: CP | Lavagem de dinheiro: LD | Organização criminosa: OC

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES) | Procuradoria Regional Eleitoral/RJ
Tel.: (21) 3554-9003/9199
Twitter: @mpf_prr2

content_copyClassificado como