CREA-MT completa 51 anos

Nesta sexta-feira (15) o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA–MT) completa 51 anos de existência. São mais de meio século de história, atuando pelo bem da sociedade, registrando e salvaguardando os profissionais do Sistema, ao mesmo tempo, impedindo a atuação de leigos e pessoas não habilitadas para prestarem serviços à sociedade.

Sua implantação no Estado, em 1966, ocorreu com a criação do 14ª Região do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, com jurisdição em Mato Grosso e Rondônia e, sem recursos financeiros até para alugar uma sede, o engenheiro civil e sanitarista, Mário Saul, 1° presidente da autarquia, cedeu uma sala no prédio da Fundação Nacional de Saúde – FSESP para que os trabalhos começassem.

De lá para cá, foram muitas as transformações pelas quais o Conselho passou, estruturação física, implantação e aprimoramento do sistema de fiscalização, evolução tecnológica, diversas parcerias, interiorização do Conselho, tendo como missão assegurar, em benefício da sociedade, a adequada prestação de serviços nas áreas abrangidas pelo Sistema CONFEA/CREA´s.

Com atuação voltada para a promoção do bem-estar da sociedade, visando defendê-la da prática ilegal da engenharia, hoje o CREA-MT busca maior comprometimento social com resultados organizacionais eficientes e eficazes, trabalhando por serviços com melhor capacidade técnica nas suas 26 unidades espalhadas pelo Estado.

O presidente em exercício, o engenheiro eletricista Marcos Vinicius Santiago Silva, ressaltou o trabalho do Conselho. “Nestes 51 anos o Crea-MT teve um papel fundamental para a construção de um Mato Grosso forte e pujante em todas as áreas tecnológicas da Engenharia e da Agronomia. Seja verificando, orientando ou fiscalizando o exercício profissional com o objetivo de defender a sociedade das práticas ilegais dos ofícios que são abrangidos pelo sistema CONFEA/CREA. Além de promover a valorização profissional e garantir a primazia dos exercícios das atividades profissionais”.

Presidentes:
Desde sua criação, 13 profissionais presidiram o Conselho: Mário da Silva Saul (1966/1972), engenheiro civil e sanitarista; Satyro Pohl Moreira de Castilho (1979/1981), engenheiro civil; Odenir Vandoni (1973/1978), engenheiro agrônomo; Rubens Paes de Barros Filho (1982/1984), engenheiro civil; Oscar Arine (1985/1987), arquiteto; Arnaldo V. Nascimento (1988/1990), geólogo; Irineu Araújo (1991/1992), engenheiro civil; Ainabil Machado Lobo (1993 – 1994/1996), engenheiro agrônomo; Sátyro Pohl Moreira Castilho (2000/2003), engenheiro civil; Jair Durigon ( 2005), engenheiro agrônomo; Tarciso Bassan (2006/2008 e 2009/2011), engenheiro civil; Juares Silveira Samaniego (2012 – 2014 / 2015-2016), engenheiro civil e de segurança do trabalho e Kateri Dealtina Felsky dos Anjos (2017), engenheira agrônoma.

Fonte: GECOM/ CREA-MT

Fonte: CREA-MT