MPE aposta no coaching e psicologia transpessoal para trabalhar inteligência emocional de adolescentes infratores

access_time 6 anos atrás
Por CLÊNIA GORETH
Terça-feira, 31 de outubro de 2017, 17h00

Com uma nova roupagem, o projeto “Remissão Cidadã”, desenvolvido no município de Colíder, está apostando na psicologia transpessoal para trabalhar a inteligência emocional de adolescentes infratores. O promotor de Justiça Washington Eduardo Borrére afirma que o projeto consiste em um conjunto de 04 sessões com palestras, técnicas de coaching, vivências, entre outras atividades.

Segundo ele, os jovens são selecionados na primeira audiência após a ocorrência da infração. Aproximadamente 40 adolescentes já participaram do projeto e nenhum deles voltou a cometer delito. “De plano, verificamos  que o índice de combate à reiteração infracional atingiu o percentual máximo, possibilitando o efetivo afastamento do jovem do conflito com a lei, além de casos de abandono do uso de drogas”, destacou.

O promotor de Justiça ressalta que em Colíder, a exemplo das demais comarcas do Estado, os casos de atos infracionais são recorrentes e a medida de internação tem se mostrado não apenas inviável, diante da ausência de vagas nos centros de internação do Estado, mas também ineficaz. “A alternativa que encontramos foi investir em edidas em meio aberto, como a Liberdade Assistida, com o apoio do CREAS, e a repaginação do  Remissão Cidadã”.

Conforme Borrére, o referido projeto começou em 2015 em Colíder, chegou a ser desenvolvido em Lucas do Rio Verde no ano de 2016 e agora foi novamente implantado na cidade inaugural. “Neste ano de 2017, o projeto passou por uma revisão, transformando-se em um trabalho de Coaching de Grupo, com elementos de Psicologia Transpessoal,  possibilitando aos jovens infratores uma nova visão de vida, oportunizando-lhes investir em sua própria felicidade”, explicou.

O Coaching consiste em um processo de desenvolvimento pessoal que possibilita, no caso, aos jovens, que analisem o estágio em que encontram-se as suas vidas, e passem a identificar seus potenciais para, com o apoio de conceitos da Psicologia Transpessoais, investir nas mais variadas áreas que a compõe, como o controle emocional, vida familiar, profissional, social e até mesmo espiritual.

“Eles passam a enxergar os diversos papéis que exercem nas mais diversas áreas de sua vida e que, ao investirem minimamente em cada uma delas, podem alavancar a sua qualidade, possibilitando, assim, seu afastamento do mundo infracional, bem como prevenindo a fuga para as drogas”, acrescentou.

content_copyClassificado como