Evento da Engenharia Florestal tem participação do CREA-MT

Durante esta semana acontece na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) a “I Semana Acadêmica da Engenharia Florestal” e o “X Encontro de Atualizações Florestais: Recursos Florestais em Mato Grosso”. O evento reúne 200 estudantes e profissionais que receberão palestrantes de renome, de vários Estados do país.

O objetivo do evento é contribuir com a formação do senso crítico dos futuros engenheiros com relação à profissão, sua carreira, além de fazê-los conhecer como está o atual mercado florestal e as possibilidades de atuação, tanto nos setores público como privado.

A coordenadora do evento, a profª Mariana Peres de L. C. e Carvalho, explicou a ideia do encontro. “Estamos buscando inovação e empreendedorismo, fazendo com que os estudantes saiam do mundo acadêmico, buscando estabelecer relações, trocando experiências com palestrantes e ex-alunos. Aqui vamos discutir a carreira e conhecer as mais diversas áreas de atuação, junto a pessoas que tem know how e muita experiência na área da engenharia florestal”, destacou Mariana.

O engenheiro florestal e conselheiro do CREA-MT, Marcelo Martins, representou o presidente em exercício, o engenheiro eletricista Marcos Vinícius Santiago Silva, na abertura do evento. Marcelo salientou que o Conselho de Engenharia e Agronomia é o maior do mundo, mas o grande desafio é torná-lo mais forte.

“Temos em Mato Grosso mais de 180 categorias abarcadas pelo CREA-MT, mas para que ele se fortaleça é necessária a participação de todos vocês. Atualmente, temos 2 engenheiros florestais compondo a diretoria do Conselho, o que é muito positivo e democrático, para termos mais voz. O Conselho está aberto a todos vocês, procurem também participar do CREA-Jr, o local de contato direto entre a academia e o Conselho”.

O também conselheiro do CREA-MT, o presidente da Associação Mato-Grossense dos Engenheiros Florestais (AMEF), Benedito Carlos Almeida, falou sobre a importância da participação dos profissionais em uma Entidade de Classe.

“Defendemos o interesse dos engenheiros florestais em todas as instâncias enquanto profissionais, mas temos o desafio de quebrar paradigmas, pois estamos num Estado vocacionado para o agronegócio, o que inclui a engenharia florestal, mas precisamos de políticas públicas para crescer, gerar empregos, expandir nossa engenharia no Estado. São também os futuros profissionais organizados enquanto entidade, que contribuirão para que o governo nos ouça”, salientou Benedito.

O secretário executivo da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), André Luis Torres Baby, também participou da abertura do encontro ressaltando que “um evento como este é que faz acontecer a conectividade entre a sociedade e a academia. Não há academia fortalecida sem envolver-se nas questões sociais. Aqui se agrega valor e é extremamente oportuno, pois se discute e amplia a participação da engenharia florestal na sociedade”.

O evento acontece até a próxima sexta-feira (10), no auditório do Madeirão, com palestras variadas e mostra de cerca de 40 trabalhos.

Luciana Oliveira Pereira – Gecom/ CREA-MT

Fonte: CREA-MT