PGE promove palestra sobre assédio moral e sexual

A Coordenadoria de Gestão de Pessoas  da Procuradoria Geral do Estado, realizará na próxima terca-feira (10.10), a palestra “Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho”, que será ministrada pela advogada trabalhista  e  professora universitária, Karlla Patrícia Souza.  O evento será no auditório da instituição, às 14 horas, e terá 1 hora de duração.

O objetivo da palestra é orientar os procuradores, servidores e empregados terceirizados, sobre as principais formas de assédio, o perfil dos assediadores e das vítimas, além de questionar como a justiça está analisando os casos, inclusive do setor público.

“O assédio moral e sexual nas relações de trabalho deve ser tratado como prioridade pelas organizações, públicas e privadas. Em qualquer relação de hierarquia deve existir a conscientização para a prevenção das práticas, muitas vezes reprodutivas de padrões de condutas tradicionais e transmitidas por gerações de gestores. Falar dos atos e omissões que podem configurar o assédio, seja para líderes ou liderados é atitude arrojada e corajosa de gestores que zelam pelo ambiente de trabalho sadio e harmonioso”, explicou a advogada Karlla Souza.

Questionada se há alguma pesquisa específica mais recente  de casos de assédio moral e sexual em Mato Grosso, informou que desconhece. Já sobre o perfil das principais vítimas de assédio, a advogada destacou:

“As principais vítimas de assédio são: mulheres em geral, mulheres gestantes, trabalhadores acidentados e doentes; dados mostram crescente número de prática de assédio moral por orientação sexual, regionalismo e raça”, concluiu ela.

Palestrante

A advogada Karlla Souza é  doutora e mestre  em Direito das Relações Sociais – Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Formada em Direito pela Universidade de Mato Grosso. Além de professora universitária, é sócia do escritório Guaracy Souza Advogados Associados, atua como vice-presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Mato Grosso (AATRAMAT) e da Associação Brasileira de Advogados Trabalhista (Abrat) para região Centro-Oeste.