85 anos do TRE-MT: internauta já pode acessar notícias publicadas entre 2001 e 2012

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso acaba de consolidar mais uma ação voltada para o resgate da sua história, com a disponibilização, na internet, das notícias publicadas pela instituição de 2001 a 2012. São 7.236 notícias que haviam sido excluídas do acesso ao público externo quando o Tribunal Superior Eleitoral implantou, em 2012, o Portal da Justiça Eleitoral do Brasil, que passou a abarcar os sites de notícias dos tribunais regionais.

A ação busca ainda ofertar mais informações a pesquisadores e demais interessados na história da Justiça Eleitoral em Mato Grosso, nesses dez anos de consolidação da democracia neste Estado (2001 a 2012).

As notícias foram adaptadas para o mesmo formato e organização das demais, publicadas no novo Portal (inaugurado em 2012), com garantia de maior acessibilidade e facilidade de localização por meio nos motores de busca na internet, como o Google, Yahoo e Bing.

Entre as notícias publicadas nesse período estão as que demonstram preocupação das autoridades da Justiça Eleitoral em promover campanhas, para as eleições de 2002, a fim de massificar o uso da urna eletrônica, que havia sido utilizada pela primeira vez em diversos municípios de Mato Grosso durante as eleições do ano 2000. Segundo os registros, nas eleições 2000 houve elevada incidência de erros de votação, com eleitores votando primeiro para o cargo majoritário e depois para o cargo proporcional.

Há ainda matérias que mostram o aperfeiçoamento, eleição a eleição, do sistema eletrônico de votação, sempre em busca de maior segurança para o eleitor e para a democracia.

No dia 20 de junho de 2001 foi publicada a matéria que registra a mudança do TRE-MT, do antigo prédio na Prainha, para o moderno edifício de quatro pavimentos na Avenida Rubens de Mendonça, onde se encontra até a presente data.

As matérias podem ser consultadas no menu “Imprensa” do Portal da Justiça Eleitoral, no endereço www.tre-mt.jus.br.

Plano de ação 2017/2019

O resgate das matérias jornalísticas publicadas entre 2001 e 2012 foi promovido pela Coordenadoria de Gestão da Informação do TRE-MT.

Trata-se de mais uma medida concretizada pela gestão 2017/2019 do Tribunal, que publicou a Portaria 168/2017, na qual divulga Plano de Ação com 168 projetos para serem implantados até o mês de abril do próximo ano.

TRE-MT completa 85 anos de fundação novembro

No dia 11 de novembro deste ano o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso completa 85 anos de fundação. A Justiça Eleitoral foi criada por intermédio do Decreto nº 21.076/1932, que também instituiu nosso primeiro Código Eleitoral.

Em Mato Grosso, antes mesmo de sua instalação, algumas medidas foram tomadas para dar suporte ao novo órgão, a exemplo na nomeação de seu primeiro Presidente, o Desembargador Palmyro Pimenta, em 24 de fevereiro de 1932, por ato do Presidente do Supremo Tribunal Federal. Entretanto, a instalação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso somente ocorreu em 11 de novembro de 1932, no edifício da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Saiba mais sobre a história da Justiça Eleitoral no seguinte link: http://www.tre-mt.jus.br/institucional/conheca-o-tre-mt/criacao .

Lei mais sobre outras ações do TRE-MT em comemoração aos 185 anos do TRE-MT no link abaixo: