PF combate lavagem de capitais e organização criminosa no RS

access_time 7 anos atrás

Porto Alegre/RS – A Polícia Federal, a Receita Federal e o Ministério Público Federal deflagram nesta segunda-feira (11/9) a Operação Conexão Venezuela, visando apurar a prática dos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa com atuação no Rio Grande do Sul.

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em Porto Alegre/RS (4), Canoas/RS (1), Passo Fundo/RS (4), Erechim/RS (2), Americana/SP (1) e São Paulo/SP (2). Além disso, 6 pessoas são alvos de condução coercitiva.

As investigações tiveram início com base em procedimento fiscal da Receita Federal que identificou pessoas jurídicas no RS e em SP realizando transações financeiras atípicas, supostamente no exercício de atividade de intermediação de exportação de máquinas e implementos agrícolas do Brasil para a Venezuela.

Os investigadores identificaram que empresas sediadas na Venezuela (dentre elas, uma estatal), remeteram vultosos valores ao Brasil, a pretexto de aquisição desses equipamentos. Parte considerável desse montante, porém, não foi destinada aos fabricantes e fornecedores, tendo circulado em contas bancárias diversas e, ao final, remetida ao exterior. Algumas dessas transferências tiveram como beneficiárias pessoas jurídicas sediadas em paraísos fiscais. Parte dos recursos remetidos da estatal venezuelana para o Brasil seria fruto de crime. Apenas no período de 2010 a 2014, os valores movimentados pela organização teriam ultrapassado R$ 200 milhões.

Será realizada entrevista coletiva, às 10h, no auditório da Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul (Av. Ipiranga, 1365/5º andar – Porto Alegre).

content_copyClassificado como