Seminário “A Importância da Transparência no Combate à Corrupção”

access_time 6 anos atrás

FOCCO-PE realizará evento para celebrar Dia Internacional contra a Corrupção

No dia 7 de dezembro (quinta-feira), o Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (FOCCO-PE) realizará evento para marcar o Dia Internacional de Combate à Corrupção.

O evento será realizado no Auditório da CHESF, no horário de 9h às 12h30, tendo como tema: A Importância da Transparência no Combate à Corrupção.

O dia exato da celebração é 9 de dezembro, pois remete à data em que o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2003, na cidade mexicana de Mérida.

De acordo com a pesquisa de opinião Latinobarômetro realizada em outubro, a corrupção foi apontada por cerca de 31% dos brasileiros como o principal problema nacional, sendo a primeira vez que o tema é colocado como a maior preocupação de um país da região.

Conforme o Referencial de Combate à Corrupção do Tribunal de Contas da União (TCU), a prevenção é a atitude mais proativa e eficiente para preservar os recursos públicos e coibir desvios, sendo a Transparência seu componente primordial, por ser capaz de dotar a sociedade de informações que possibilitam a realização do controle social.

Levantamentos realizados pela Controladoria Geral da União (CGU), pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) são convergentes ao apontar que parte significativa dos municípios pernambucanos ainda não atingiu o nível de transparência desejado.

Trabalhos realizados pelo TCU apontaram, também, baixos índices de transparências em unidades do Sistema S e em Conselhos Regionais de Fiscalização Profissional.

Considerando esses resultados e dada a sua importância, a Transparência vai ser o tema do evento realizado pelo FOCCO-PE.

Mais Informações: https://doity.com.br/a-importancia-da-transparencia-no-combate-a-corrupcao

content_copyClassificado como