Nesta terça (26), TCE-MG lançará aplicativo de controle da qualidade da educação pública

No dia 26 de setembro, próxima terça-feira, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) vai lançar o aplicativo “Na ponta do lápis”, disponível para celulares e tablets com sistema Android, que tem o objetivo de aproximar a comunidade escolar dos gestores da educação pública, buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino. Até o final do ano, a solução também estará disponível para iOS.

No mesmo dia, às 10h, será realizada uma solenidade de lançamento, no Auditório Vivaldi Moreira, do TCEMG. Estão programados pronunciamentos do governador do Estado, Fernando Pimentel, e do presidente do Tribunal, Cláudio Terrão. A procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, Élida Graziane Pinto, fará uma palestra sobre Recursos Públicos da Educação.

Com o aplicativo, alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral poderão responder a questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas. Há perguntas sobre banheiros, biblioteca, laboratórios, material didático, quadras esportivas, refeitório, sala de informática, sala de aula e segurança.

O app permite também o relato específico de qualquer situação, incluindo a postagem de fotos. As informações são enviadas para os gestores responsáveis pela escola: diretores, superintendentes de ensino, secretários de educação, e prefeitos, que devem responder aos cidadãos dentro de um prazo de sete dias. Os vários dados coletados servirão para o próprio gestor realizar melhorias no serviço prestado. E o Tribunal de Contas usará as estatísticas para selecionar unidades de ensino e municípios onde serão realizadas auditorias, nas quais os relatos serão verificados in loco.

O aplicativo tem o mesmo nome e é mais uma ação do projeto “Na ponta do lápis”, pelo qual o TCEMG prioriza o Controle Externo da Educação Pública mineira nos anos de 2017 e 2018.