Juiz de Alagoas ministra palestra na PGE
A Procuradoria Geral do Estado (PGE), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso (OAB-MT), realizará na próxima sexta-feira (22.09), a palestra “Como utilizar o atendimento individual nas soluções de conflitos judicializados”, que será abordada pelo juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Alagoas e facilitador em Constelação Familiar e Organizacional, Yulli Roter Maia.
A palestra será no auditório da sede da PGE, a partir das 15 horas. O evento é destinado aos procuradores e servidores da instituição, além de convidados externos. As vagas são limitadas e o ingresso para entrada é 1 quilo de alimento não perecível. Toda arrecadação dos alimentos será doada para uma instituição filantrópica em Cuiabá.
O objetivo é informar aos participantes, sobre uso das constelações sistêmicas no Poder Judiciário, sendo uma ferramenta cada vez eficiente na solução dos conflitos para os processos judiciais.
“Muitos têm procurado a resolução de processos e por outras formas que não sejam o julgamento pelo juiz, havendo uma participação maior das partes processuais e das partes da demanda na resolução do conflito. E o uso das constelações sistêmicas está nesse bojo, para que as partes construam a melhor solução pra elas”, explicou o magistrado.
Segundo Yulli Roter Maia, o juiz, no processo, funciona como um terceiro que resolverá o conflito das partes. “Quando se escolhe uma outra forma de solução que não seja impositiva através do Estado-juiz, abre-se a possibilidade de as partes contribuam materialmente para a solução do conflito. Os mediadores e conciliadores contribuem para esta maior legitimação”, completou.
Ele ainda destacou: “Pois nem sempre quando se resolve o processo, se finda o conflito. A pesquisa sobre qual é realmente o conflito, envolve outras questões, que não seja meramente jurídicas. Por isso, as constelações sistêmicas, o uso dessa ferramenta vêm se tornando cada vez eficiente na solução dos conflitos para os processos judiciais”, justificou.
Questionado sobre o que pode trazer de conhecimento aos profissionais da PGE e convidados, exemplificou uma situação comum que acontece no trabalho das procuradorias dos estados, que para ele é uma oportunidade em solucionar conflitos pessoais e profissionais.
“Inicialmente os participantes desse evento terão como base a própria solução dos seus conflitos pessoais. Pois resolvendo seus conflitos pessoais, eles terão a oportunidade de também solucionar conflitos no nível profissional. Eu vejo muito a utilização das constelações sistêmicas nas procuradorias dos estados, à frente das pessoas bastantes endividadas. Essas pessoas endividadas têm suas dívidas fiscais, pois elas possuem problemas e situações a superar, inclusive de cunho emocional, que fazem com elas gastem bem mais do que ganham. Então, esse é um exemplo de utilização das constelações sistêmicas nas procuradorias do Estado”, concluiu.
No evento, também estará a especialista em terapias naturais, acupuntura, coaching, PNL, vendas e desenvolvimento humano, Simone Bernadino, que na última sexta-feira (15.09) abordou sobre “liderança sistêmica” na PGE.
Quem é
Yulli Roter Maia é Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, titular da 2ª Vara Cível da Comarca de União dos Palmares, onde se dedica a atividade de judicatura ao introduzir o pensamento sistêmico notadamente as “perguntas sistêmicas” em audiências de conciliação, ocasião em que não são discutidos direitos das partes, mas sim são vistas as emoções subjacentes que levaram ao conflito. Constelador Familiar e Organizacional, vem introduzindo os modelos estruturais em audiências, sem a necessidade do uso formal de constelações, as quais são realizadas quando realmente as partes necessitadas consentem. Professor de Direito Constitucional. Formado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia. Ele tem um imenso currículo de formação sobre constelações sistêmicos. Utiliza a meditação oriental há mais de duas décadas para o desenvolvimento do estado de consciência profunda. Sua experiência profissional em filosofia do direito, meditação, física quântica, permite sua abordagem do pensamento sistêmico e das constelações de forma clara e simples.
Contato: (65) 99642-1617