Dodge designa procuradora de MT para acompanhar delação de ex-governador

access_time 7 anos atrás

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, nomeou a procuradora Vanessa Cristhina Scarmagnani, que atua em Mato Grosso, para acompanhar os desdobramentos da delação do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e da Operação Malebolge (12ª fase da Ararath).

Reprodução

Vanessa Cristhina Scaemagnani.jpg

Vanessa Cristhina Scaemagnani vai ajudar procuradora-geral de Justiça Raquel Dodge

A determinação foi uma das primeiras ações de Dodge, que tomou posse na manhã desta segunda (18). De acordo com a assessoria do Ministério Público Federal no Estado, Vanessa terá a função de, apenas, auxiliar a equipe de Dodge no processo de transição dos elementos de provas, analisando o material apreendido durante a operação.

A procuradora já havia sido designada pelo ex-procurador-geral, Rodrigo Janot, a conduzir os depoimentos de Silval; da ex-primeira dama Roseli Barbosa; do filho do ex-governador Rodrigo Barbosa; do irmão de Silval, Antônio Barbosa; e do ex-chefe de gabinete Silvio Corrêa. Todos eles firmaram acordo de colaboração premiada (delação) com a PGR.

A operação foi deflagrada pela Polícia Federal na última quinta (14) com o cumprimento de 64 mandados de busca e apreensão e condução coercitiva. O principal alvo foi o ministro e senador licenciado Blairo Maggi (PP), que teve mandados cumpridos em sua residência na Asa Sul, em Brasília, em Rondonópolis e em um escritório do grupo empresarial dele em Cuiabá.

Por enquanto, apenas um inquérito foi instaurado e tramita no Supremo. Ele aponta Blairo, Silval e José Riva como líderes de esquemas no Estado.

Vanessa é responsável pela condução da Operação Ararath desde o início das investigações. A operação apura crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, agir como se instituição financeira fosse, corrupção ativa, corrupção passiva, falsidade ideológica e falsificação de documento público.

Fonte: RDNews

content_copyClassificado como