CGU publica artigo científico de auditora de Mato Grosso

Artigo técnico-científico produzido pela auditora Almerinda Alves de Oliveira, da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), é um dos cinco estudos publicados na 14ª edição da Revista do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU). Intitulado de “Nepotismo na administração pública brasileira: panorama histórico e associação à corrupção”, o estudo é um dos cinco artigos da edição disponibilizada nesta quinta-feira (17.08) na versão impressa e eletrônica.

Na linha de pesquisa correição, o trabalho da auditora do Estado faz um panorama histórico, desde o período colonial até o contexto pós-edição da Súmula Vinculante 13. “O estudo é relevante na medida em que o enquadramento da prática de nepotismo como corrupção atrai a aplicação de diversas normas jurídicas de caráter sancionatório aos casos concretos, inclusive relativas a tratados internacionais, diversas das meramente morais. Para tanto, esta pesquisa, a partir de uma análise precipuamente sócio histórica, procura demonstrar que o nepotismo transgride essencial e historicamente no Brasil o postulado republicano e a democracia”, escreveu a auditora na introdução do trabalho.

Formada em Administração, Almerinda já exerceu os cargos de técnica de Finanças e Controle da CGU, analista tributário da Receita Federal do Brasil e analista administrativo da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), onde também ministrou cursos na Escola de Servidores.

Em março de 2017, tomou posse como auditora do Estado de Mato Grosso, após aprovação no concurso público realizado no ano de 2015. Na CGE-MT, está lotada na Superintendência de Auditoria Especial. Atualmente, também atua como professora de Legislação de Pessoal e Improbidade Administrativa.

Publicação

A Revista da CGU tem por objetivo publicar e difundir pesquisas teóricas ou empíricas inéditas, desenvolvidas por pesquisadores brasileiros ou estrangeiros, que representem contribuições relevantes para a evolução do conhecimento de controladoria no setor público.

A publicação tem periodicidade semestral e envolve temas afetos às áreas de controle interno, correição, transparência, ouvidoria, prevenção e combate à corrupção. Os artigos publicados na 14ª edição foram recebidos e aceitos pelos pareceristas da Revista no primeiro semestre de 2017.

Acesse aqui a 14ª edição da Revista da CGU

* Com informações da Assessoria da CGU