Presidente do TCE-PA visita TCE-BA para conhecer o processo de modernização eletrônica

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Inaldo da Paixão Santos Araújo, recebeu, na sexta-feira (07.07), a visita da presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE/PA), conselheira Lourdes Lima, que veio a Salvador acompanhada de uma equipe de técnicos da instituição paraense, com o objetivo de conhecer os procedimentos para análise por meio eletrônico de prestações de contas, já utilizada pela Corte de Contas baiana, com muito êxito, desde 2016.

Além de conhecer as ilhas de trabalho das gerências de auditoria e as instalações, a conselheira, por duas vezes presidente do TCE/PA, acompanhada do presidente, teve a oportunidade de navegar pelo portal do TCE/BA, acessando o estoque on-line de processos, o tempo de permanência dos processos por cada setor, acompanhar o tempo médio de julgamento, além de analisar os relatórios de atividades dos colegiados. Lourdes Lima elogiou o processo de modernização que o Tribunal baiano vem atravessando, inclusive na aplicação da tecnologia da informática nos processos auditoriais.

“Uma de nossas metas é a implementação do processo eletrônico e temos que seguir os bons exemplos para fazer coisas boas. Viemos aqui aprender com vocês. Estamos vendo um nível de trabalho que levou esta instituição a ser reconhecida pelos organismos internacionais. E estamos nos sentindo em casa. Queremos agradecer a atenção do presidente e de todos os servidores desta Casa de Controle. A ideia é que façamos um acordo de cooperação técnica para levar esse modelo para replicarmos no nosso tribunal”, ressaltou.

O presidente Inaldo Araújo salientou a satisfação de ter recebido, nos dois últimos dias a visita de dois presidentes de tribunais coirmãos, o presidente Edilberto Pontes (TCE Ceará), na quinta-feira (06.07) e, um dia depois, a presidente Lourdes Lima. E destacou: “Coincidentemente, são tribunais que só auditam contas estaduais, assim como a nossa Corte de Contas. Foi um momento de trocar experiências, apresentar as boas práticas em curso, além de absorver as experiências exitosas dos dois tribunais. Mais uma vez, o nosso tribunal abre suas portas e o seu coração para um melhor controle. Esse encontro de cooperação só fortalece o controle externo, já que o nosso objeto de trabalho é o mesmo. É um prazer e uma honra receber a conselheira presidente Lourdes Lima”, afirmou.

A presidente do TCE/PA presenteou o conselheiro presidente Inaldo Araújo com o livro que conta a trajetória de Sezerdello Corrêa, paraense que instalou o Tribunal de Contas da União, em 1890, quando era ministro da Fazenda de Floriano Peixoto, presidente da República. Em retribuição, o presidente da Corte de Contas baiana presenteou a conselheira com uma estatueta de Ruy Barbosa, considerado o patrono dos Tribunais de Contas, com um exemplar do Livro de Ouro, lançado nas comemorações do Centenário do TCE/BA, além das publicações “Caminhos de Contas”, quatro Sumários Executivos de Auditorias Operacionais, as revistas em quadrinhos “Você no Controle” e “Heróis da cidadania conhecem o TCE”, a Versão Cidadã do Relatório e Parecer Prévio das contas de 2015 e o relatório da gestão do biênio 2014/2015.