TCE-SE vai firmar TAG para melhorar tratamento oncológico em Sergipe

access_time 7 anos atrás

Ainda neste mês deverá ser firmado um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) no ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) por meio do qual os gestores da Saúde no Estado e no município de Aracaju, além dos dirigentes dos Hospitais de Urgência (HUSE) e Cirurgia, se comprometerão a resolver as falhas que têm prejudicado o tratamento oncológico em Sergipe.

A definição se deu durante a segunda audiência pública promovida pelo TCE-SE para tratar do tema, na quarta-feira, 5. “Vamos formalizar este ato e colocar à disposição de todos para que possamos amarrar tudo aquilo que vem sendo discutido nessas audiências. Não dá mais para vermos tanta irresponsabilidade no tratamento do câncer”, enfatizou o conselheiro-presidente Clóvis Barbosa de Melo.

Este segundo encontro promovido pelo Tribunal, após propositura da conselheira Susana Azevedo, teve como novidade a participação de entidades com reconhecido trabalho no combate ao câncer, como a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia (Avosos), o Grupo Mulheres de Peito e a Associação dos Amigos da Oncologia (AMO).

“Estamos dialogando com todos os atores envolvidos e é fundamental esse olhar de quem está enfrentando pessoalmente esta dura realidade. Viemos cobrar dos gestores da área para que não interrompam os tratamentos desses pacientes com câncer e tenham responsabilidade, senão essas pessoas virão a óbito”, ressaltou a conselheira Susana Azevedo.

A oportunidade de reunir os órgãos e entidades para debater os problemas também foi destacada pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello: “Esse tipo de audiência acaba criando laços entre os atores, facilita o diálogo, as pessoas se conhecem e acabam trocando ideias, abrindo espaços para reuniões futuras”.

Na audiência, o secretário de Saúde do Estado, Almeida Lima, e a secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barbosa, expuseram as medidas que vêm adotando para enfrentar a questão. “Após uma reunião como essa, onde a gente passa em revista todos os assuntos, saímos mais fortalecidos, com uma visão mais ampla da necessidade de preparar nossos instrumentos administrativos para poder fazer frente à problemática e atender à demanda que ainda está reprimida”, observou Almeida.

A metodologia de trabalho adotada pelo TCE foi enaltecida ainda pelo cirurgião oncológico Roberto Gurgel, que há 33 anos atua na área da Oncologia. Para ele, o Hospital do Câncer é um tema que deve ser debatido, mas “mais importante é o que foi feito hoje pelo Tribunal de Contas: discutir o que vamos fazer com os pacientes que estão precisando do tratamento agora”, concluiu.

content_copyClassificado como