PF desarticula grupo que realizava saques fraudulentos na CEF

Belém/PA – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (7/7) a segunda fase da Operação Menecma, que tem por objeto a desarticulação uma organização criminosa especializada em saques fraudulentos de valores referentes a Precatórios, Requisição de Pequenos Valor (RPV), benefícios sociais como seguro desemprego e bolsa família, bem como empréstimos fraudulentos feitos em conta–corrente de titulares que foram a óbito recentemente.

Estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão, todos na região metropolitana de Belém, expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal de Belém/PA. Os mandados cumpridos nesta segunda etapa foram expedidos em razão de provas obtidas durante a fase de análise do material apreendido na primeira etapa, deflagrada em 25 de maio, quando foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva, sete mandados de condução coercitiva e onze mandados de busca e apreensão.

Na Polícia Federal, a investigação foi denominada Operação Menecma, em virtude da utilização de pessoas chamadas pelos criminosos de bonecos ou dublês, que se dirigem até as agências bancárias com documentos falsos se passando pela pessoa já falecida, a fim de realizarem os saques fraudulentos.

Durante a investigação, foram confirmados pela Caixa Econômica Federal saques fraudulentos no total de R$ 1,7 milhão.

Será concedida entrevista coletiva, às 10h, na sede da Polícia Federal em Belém/PA.

Fonte: PF