Campanha 10 Medidas contra Corrupção é a grande vencedora do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

O Ministério Público Federal (MPF) foi premiado com o Grande Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça pela campanha de divulgação das 10 Medidas contra Corrupção, na noite da última sexta-feira, 30 de junho, em Maceió (AL). Essa é a categoria mais importante da premiação e contou com avaliação do juri especializado e dos comunicadores que participaram do XVIII Congresso Nacional de Comunicação de Justiça (Conbrascom).

O prêmio reconhece os melhores trabalhos realizados pelas assessorias de comunicação de todos os órgãos ligados à Justiça do país, em 14 categorias. Pela primeira vez, o MPF foi reconhecido com o troféu principal.

De acordo com o secretário de Comunicação Social em exercício do MPF, Raoni Pinheiro, o desafio de mobilizar a sociedade em prol das 10 Medidas foi um marco para a instituição. “Diariamente centenas de pessoas, organizações sociais, instituições parceiras eram sensibilizadas pela mensagem e despertadas para colaborarem com a mudança legislativa tão necessária ao aprimoramento do combate à corrupção no nosso país”.

Raoni explica ainda que um dos principais motivos para o sucesso da campanha foi o empenho dos profissionais de comunicação do MPF em todo o país. “A equipe da comunicação do MPF, tanto aqui na Secom como nas assessorias dos estados e regionais, esteve profundamente engajada e caiu em campo para apoiar o projeto. Acompanhamos procuradores em eventos, distribuímos material, emplacamos pautas, produzimos conteúdo. Literalmente, vestimos a camisa. O reconhecimento é mais que bem-vindo, comemoramos o sucesso de um trabalho em equipe e em prol da sociedade”, comenta.

Para o coordenador da Força Tarefa da Lava Jato em Curitiba (PR) e um dos idealizadores da ação, procurador da República Deltan Dallagnol, a campanha das 10 Medidas tinha dois grandes desafios: traduzir temas jurídicos complexos para leigos e envolver parcela representativa da sociedade. “A Comunicação se esmerou, desenvolvendo textos e até charges de forma didática. Além disso, fez uma ampla campanha de divulgação por meio de mídias sociais, abertura de espaços para entrevistas e até um site próprio. Foi um trabalho de excelência da Secom e das Ascoms que atingiu seu alvo, que era bastante ousado. A sociedade se tornou mais consciente de seus problemas e sobre as possíveis soluções. Como resultado, a população abraçou a campanha, que decolou e alcançou mais de 2 milhões de brasileiros, que a apoiaram por meio de suas assinaturas. O time de comunicação do MPF está de parabéns. Merece todo o reconhecimento por essa relevante contribuição para nosso país, que ainda produzirá frutos ao longo de muitos anos.”

O MPF também foi finalista na categoria “Comunicação de Interesse Público” com dois projetos: 10 Medidas contra Corrupção e #PEC65Não, que ficaram em segundo e em terceiro lugar, respectivamente. Entretanto, a instituição foi reconhecida com o prêmio geral, ao qual concorreram os projetos finalistas de todas as categorias. Confira aqui os outros projetos premiados.

10 Medidas – A campanha promovida pela Secom e as Ascoms do MPF teve o objetivo de mobilizar a sociedade civil na coleta de assinaturas para apresentar ao Congresso Nacional um conjunto de dez medidas para coibir os delitos que envolvem o desvio de verbas públicas e os atos de improbidade administrativa.

Ao todo, foram produzido os seguintes produtos de comunicação: criação de identidade visual; série de charges para explicar de forma divertida as dez medidas; publicação de página web que traz explicação sobre medidas, infográfico com histórico, artigos, peças da campanha, “assinômetro”, lista de apoiadores, tramitação do PL, notícias e galeria de fotos e documentos; série de vídeos (animação) e de spots de rádio; posts para Facebook com linguagem simples e descontraída; produção de conteúdo jornalístico para divulgar a campanha nos canais oficiais do MPF (Site, Intranet, Mural Digital, programas de rádio e TV), e estratégias de assessoria de imprensa para incluir o assunto na agenda de cobertura de veículos comerciais de comunicação; veiculação da campanha em canais interno e externos da instituição entre os dias; peças impressas e para divulgação online; brodside da campanha para divulgar e buscar engajamento de parceiros, inclusive dos meios de comunicação; e eventos de incentivo à mobilização e coleta de assinaturas.

Como resultado, o MPF obteve mais de 2 milhões de assinaturas para um inédito projeto de iniciativa popular. As dez medidas viraram o PL 4850/16, que tramita Congresso. Entidades e cidadãos de todo o Brasil, inclusive famosos, reproduziram peças, gravaram vídeo e manifestaram-se nas mídias sociais, como apoio espontâneo.

Prêmio Anteriores – O MPF já foi reconhecido com 12 prêmios em diversas categorias desde 2006. Confira abaixo:

– Dois prêmios em 2006, nas categorias Internet e Endomarketing;

– Um prêmio em 2007, na categoria Comunicação Interna;

– Dois prêmios em 2008, nas categorias Comunicação Interna e Intranet;

– Dois  prêmios em 2009, nas categorias Endomarketing e Vídeo Institucional;

– Dois prêmios em 2010, nas categorias Endomarketing e Publicação Especial;

– Um prêmio em 2011, na categoria e Publicação Especial;

– Dois prêmios em 2014, nas categorias Projeto Institucional e Campanha de Comunicação.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República