Secretários e técnicos da área de planejamento e administração participam de curso sobre PPA

José Marcelo Perez, coordenador do Projeto 1 do PDI Cerca de 20 profissionais da administração pública municipal e secretários de planejamento e administração de 12 municípios participaram na última terça-feira (20.06), de mais um ciclo de qualificação do curso "PPA – Plano Plurianual Teoria e Prática". O curso, oferecido pelo Tribunal de de Contas do Estado de Mato Grosso, por meio da Escola Superior de Contas, visa atender a demanda apresentada pelos municípios adesos ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). Segundo José Marcelo Perez, coordenador do Projeto 1 do PDI e um dos instrutores do curso, o PPA é uma importante ferramenta de gestão prevista na Constituição Federal. "Para o gestor que efetivamente busca eficiência, qualidade e efetividade na sua administração, o PPA é fundamental, pois além de nortear a elaboração de outras duas leis essenciais para a gestão pública, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO, e a Lei Orçamentária Anual,a LOA, ele balisa no curto e no médio prazo toda a execução das políticas públicas, da educação e saúde às obras de infraestrutura, passando pelos investimentos estratégicos e de manutenção e modernização da própria máquina administrativa em cada unidade do Poder Público, seja municipal, seja estadual", explicou. Curso sobre Plano Plurianual (PPA) na Escola Superior de Contas Durante o curso, os participantes recebem informações que vão das definições do planejamento estratégico e do orçamento, sobre as ferramentas de gestão que podem ser utilizadas na criação de ações e programas, bem como sobre toda estrutura de um PPA e da legislação que ampara essa peça de planejamento. "O curso é completo, pois além da parte teórica, os participantes são desafiados a colocar imediatamente em prática aquilo que aprenderam", salienta Marcelo Perez. Para os participantes, como o tecnico fazendário da prefeitura de Cuiabá, Nelson Garcia, o conhecimento repassado pela equipe do TCE-MT durante o curso, ajudarão principalmente as equipes técnicas dos municípios que assumiram com os novos prefeitos a realizarem com segurança, de forma correta, o PPA de 2018. "Para este ano, equipes novas como a nossa, que assumiu em janeiro com o prefeito Emanuel Pinheiro, este curso é fundamental, pois agora teremos mais tranquilidade na hora de elaborarmos o próximo PPA", destacou. Nesta etapa do curso, participaram representantes das prefeituras de Cuiabá, Várzea Grande, Tapurah, Juscimeira, Agua Boa, Confresa, Cáceres,Diamantino, Nortelândia, Sapezal, Jaciara e Lucas do Rio Verde.